Por Pedro Souza
[email protected]
No sábado (29), 52 duplas formadas por pilotos e navegadores de várias categorias alinharam os veículos na região da Abengoa em São João da Boa Vista para a sexta etapa da Mitsubishi Cup, campeonato que integra as ações da Confederação Brasileira de Automobilismo e é considerado o maior rally monomarca da América Latina.
Pela primeira vez na cidade, evento colocou São João em evidência no cenário esportivo nacional e internacional, já que a prova teve cobertura das principais mídias do Brasil, com mais de 500 pessoas envolvidas.
As premiações foram realizadas no Recinto de Exposições José Ruy de Lima Azevedo (Eapic).

“Esse tipo de evento mostra que a cidade tem organização, infraestrutura e logística para receber uma etapa desse porte, é um impacto muito grande em São João e aquece a economia da cidade, seja na rede hoteleira ou no setor alimentício. Queremos trazer entretenimento para a população e também gerar negócio para a cidade. Queremos colocar São João no calendário internacional de rally”, disse Marcelo Siqueira, diretor do Departamento Municipal de Esportes.
A corrida foi a penúltima da temporada e contou com a participação do piloto sanjoanense Rodrigo Biasi e o navegador Dalmo Bergantin, que ficaram em sexto lugar na categoria Outlander R. A dupla ainda busca um pódio na última etapa, que acontecerá em 26 de novembro, no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP).
PERCURSO EM SÃO JOÃO
A prova em São João desafiou pilotos e navegadores em uma pista técnica, que mesclou curvas fechadas, de alta e longas retas. O calor intenso, acima dos 30ºC (graus Celcius), também foi um fator a mais que testou a resistência dos participantes.
“Foi um palco muito bacana para receber a penúltima etapa da competição. A prefeita da cidade contou sobre a grande importância de utilizar o espaço da Eapic para um evento com a proporção que a Mitsubishi Cup tem e é realmente uma inovação para o local, com certeza voltaremos nos próximos anos”, disse Sandhy Galícia, que trabalha na assessoria da Mitsubishi Motors.
Para Biasi, a estrutura sanjoanense atendeu muito bem as equipes e a pista foi uma das melhores do ano. “O evento em São João superou todas as expectativas, não apenas a minha, mas de todos os competidores. A pista tinha retas longas de alta velocidade e trechos de muita navegação em curvas rápidas, foi sensacional. Estamos evoluindo a cada prova e esse ano brigamos por pódio em todas elas”, contou.