Maratona agita escolas de São João

Por Pedro Souza
[email protected]

Os jogos da 39ª Maratona de Integração Escolas/Comunidade, que tiveram início na segunda-feira (17), estão agitando o CIC e outros espaços esportivos da cidade, como o CSU/Durval, CSU/DER e a quadra do UniFAE. As categorias disputadas são: pré-mirim, mirim, infantil e infanto juvenil, nos períodos da manhã, tarde e noite. A primeira semana recebeu os jogos de vôlei e handebol. Agora, na próxima, é a vez do futsal e basquete.
Criada em 1981, a Maratona acontece até 18 de novembro, com o objetivo de integrar os alunos das escolas públicas e privadas do município, incentivá-los na prática do esporte e convívio social.

Sucesso: a primeira semana de competições recebeu os jogos de vôlei e handebol (Divulgação/Time São João)

Somando com a 22ª Olimpíada Mirim, que aconteceu de 10 a 14 de outubro, a maratona conta com 20 modalidades e mais de 4.000 atletas inscritos. Ao todo, 14 escolas de São João estão participando da competição entre escolas.

Vale destacar que esta edição marca a volta dos jogos, que não aconteceram em 2020 e 2021, em razão da pandemia.

COMPETIÇÃO

Todos os alunos das mais diversas escolas estão animados e com muita vontade de interagir. Adrian Gabriel, aluno da Escola Estadual Isaura Teixeira Vasconcellos, fez muitos amigos depois que entrou para a equipe de voleibol. “Me ajudou bastante a socializar, ganhei muita autoconfiança e amigos para a vida. Já fiz muita amizade aqui na maratona!”.
Isso se dá também ao trabalho sério e organizado que é realizado na área esportiva das escolas.

“Os alunos melhoram nos estudos e no comportamento. Nossa proposta é que trabalhem a disciplina, respeito e trabalho em equipe, por isso eles contam as horas para estarem em quadra. O esporte é essencial em todos os sentidos”, disse o professor da escola Isaura, Paulo Timba.

MELHOR PRODUTO DA CIDADE

Para Marcelo Siqueira, diretor do Departamento de Esportes de São João, a maratona é o melhor produto esportivo que a cidade produz.

“Nessas duas semanas de competições tivemos públicos maravilhosos em todos os centros esportivos da cidade, muitas famílias e amigos vieram torcer com muita alegria e entusiasmo, resgatando os verdadeiros valores da maratona. Sem dúvidas, é nosso melhor e maior produto!”, destacou.

“Fizemos diversas reuniões com os diretores e professores das escolas, para entender as necessidades e entregar a maratona da melhor forma possível. Quero agradecer todos os diretores que se esforçaram para que as escolas participassem e os professores que trabalham diariamente em vários jogos simultâneos”, pontuou.

Este ano, a Prefeitura está oferecendo transportes para as equipes mais distantes dos ginásios e vai premiar a melhor escola pública e a melhor particular, no fim da competição. E para 2023, na 40ª edição da maratona, Siqueira disse que terá ainda mais novidades.
“Nosso objetivo é inserir a parte cultural e educacional na maratona, como concursos de banda, literatura, poesia, teatro e muito mais, valendo pontuação para o ano todo e envolver mais crianças e adolescentes, não só as que gostam de esportes”, completou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here