Alinne Fanelli vai cobrir a Copa do Mundo direto do Catar

Por Pedro Souza

A jornalista sanjoanense Alinne Fanelli, repórter da BandNews FM, estará cobrindo todos os passos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar. É a primeira vez na história das rádios do Grupo Bandeirantes de Comunicação que uma mulher acompanhará de perto a seleção canarinho em um mundial.

Fanelli, formada em jornalismo pela UniFAE, já colaborou com o jornal O MUNICIPIO em duas oportunidades, a segunda, de 2010 a 2014; mesmo morando em São Paulo (SP) continuava sendo responsável pela página de Esportes do periódico sanjoanense.

Transmissão: em Córdoba (ARG), a sanjoanense Alinne Fanelli participou da final da Copa Sul-Americana, na vitória do Independiente del Valle (EQU) contra o São Paulo (Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Em entrevista à reportagem, Alinne contou que é setorista do São Paulo Futebol Clube pela BandNews FM, mas viu a rotina mudar um pouco nos últimos meses, devido à proximidade da Copa do Mundo.

“Na BandNews eu faço as transmissões nas quais sou escalada – todas do São Paulo, porque estou na cobertura do clube, e, eventualmente, jogos do Corinthians. No dia a dia da rádio entro no ar com as informações esportivas e faço ancoragem no período da noite. Temos o BandNews na Área que vai ao ar às 21h40 quando não temos transmissão, gravação de podcast semanal, além dos materiais especiais visando a Copa. Participo também do BandNews TV com o bloco esportivo às 19h45 sempre que é possível de acordo com a escala”, contou.

PARTIU CATAR

A jornalista embarca no dia 12 de novembro, mas antes de chegar ao Oriente Médio, ficará em Turim, na Itália, até o dia 18, onde a Seleção Brasileira fará a preparação para o mundial.

Na chegada ao Catar, Alinne já tem a primeira missão: cobrir a abertura da Copa, no dia 20, entre os donos da casa e o Equador.

“Ficarei até o fim da competição, independentemente de quão longe for a Seleção Brasileira. O retorno ao Brasil será em 21 de dezembro. Vai ser a primeira Copa em um país do Oriente Médio, em uma cultura bastante diferente da nossa, estou curiosa para ver como será”, disse.

Depois da abertura, Fanelli estará em todos os treinos e jogos da Seleção, de olho em cada passo da equipe do técnico Tite.

“Entrarei ao vivo o dia todo na programação da rádio BandNews FM, que é possível acompanhar pelo aplicativo BandPlay, pelo site bandnewsfm.com.br ou pelo Youtube da BandNews FM. Além disso, farei entradas para o BandNews TV, de acordo com a demanda do dia a dia. Também terei produções para as redes sociais da rádio com o resumo do dia da Seleção Brasileira”, falou.

Rumo ao Catar: a jornalista sanjoanense embarca no dia 12 de novembro

Com classificação tranquila para disputar mais uma Copa do Mundo, o Brasil chega como uma das seleções favoritas para levantar a taça pela sexta vez.

“O Tite evoluiu muito neste último ciclo, mas o mais importante foi dar oportunidades. Foram 88 jogadores convocados de 2018 para cá e 50 estreantes. Entendo, sim, que o Brasil chega como uma das seleções favoritas e bem melhor preparada do que na Copa da Rússia. Temos mais variações e também opções ofensivas do que no último mundial”, destacou.

MERECIMENTO

Há um ano, Alinne Fanelli recebeu o prêmio “+ Admirada”, do Portal dos Jornalistas, na categoria Repórter-Rádio. Ela é uma das principais representantes do gênero dentro do jornalismo e será a primeira mulher da história das rádios do Grupo Bandeirantes a acompanhar de perto a seleção na Copa.

“É uma responsabilidade muito grande ao mesmo tempo que um reconhecimento. Por toda a trajetória não só aqui na rádio, mas antes de chegar aqui com os trabalhos anteriores no Agora e na Folha. O Tite usa muito a palavra ‘merecimento’ e eu acredito muito nisso. Não digo que tudo o que eu fiz até aqui foi para estar na Copa do Mundo, mas tudo o que eu fiz foi me dedicar ao máximo em um trabalho que eu amo fazer para poder colher os frutos”, pontuou.

“Este é meu melhor ano profissional e só tenho a agradecer a Deus por tudo o que estou vivendo. Fiz muitas viagens, conheci muitos estádios e tive outras experiências fora do rádio que foram incríveis. Não é fácil ficar longe da família, mas todo o meu suporte vem deles. Se não fosse a minha mãe segurando as ondas dos momentos difíceis, morar em São Paulo seria impensável. Entendo que as coisas acontecem exatamente como elas deveriam acontecer e no tempo de Deus. Sou muito grata a tudo e espero ter a honra de cobrir o hexacampeonato do Brasil”, finalizou.