Lideranças políticas se esquivam e evitam falar das eleições

Por Bruno Manson

Com a polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), o cenário político se mostra cada vez mais conturbado em São João da Boa Vista. Algumas lideranças políticas têm manifestado abertamente as preferências políticas, enquanto que outras evitam transparecer as predileções.

Eleições 2022: Lula (PT) e Bolsonaro (PL) disputam a Presidência do Brasil (Reprodução/Valor)

Assim que se encerrou o primeiro turno, a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (União Brasil) publicou um vídeo nas redes sociais, manifestando o posicionamento dela. Neste pleito, a direção nacional do partido da chefe do Executivo decidiu liberar diretórios para apoiarem os candidatos que preferirem. Seguindo a maioria da legenda, ela anunciou seu voto à chapa de Bolsonaro e também ao ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), na disputa pelo governo do Estado de São Paulo. O pronunciamento dividiu opiniões e teve grande repercussão nos meios políticos. Até o momento, ela foi a única personalidade política local a falar abertamente sobre seu apoio neste segundo turno.

EM SILÊNCIO

Na reta final do segundo turno, o diretório municipal do PSDB não manifestou-se sobre quem irá apoiar para presidente e governador. Conforme apurado, a justificativa é que o diretório não se reuniu para discutir o assunto. A reportagem do O MUNICIPIO também procurou o ex-prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, que recentemente filiou-se ao partido, porém, não houve retorno até o fechamento da edição na sexta-feira (21).

Recentemente filiado ao MDB, o ex-vereador e professor Francisco Arten preferiu não manifestar-se a respeito do cenário político atual. Em contato com o jornal, o educador explicou que prefere não pronunciar-se no momento. Já o médico pediatra e ex-vice-prefeito dr. Ademir Boaventura (MDB) também foi procurado, mas não manifestou-se até a conclusão da matéria.

ESTRATÉGIA

Nos bastidores, comenta-se que muitos políticos preferem não manifestar apoio às candidaturas para presidente e governador para se evitar desgastes ou mesmo se indispor com o eleitorado. Com isso, teriam a chance de conquistar a simpatia de apoiadores de Lula e Bolsonaro em uma eventual disputa à Prefeitura de São João no pleito de 2024.

CENÁRIO

O segundo turno das eleições será no domingo (30) e as principais pesquisas de intenção de voto mostram Lula à frente de Bolsonaro. O ex-presidente do PT aparece como favorito nas sondagens feitas pelo Datafolha, Ipec, Ipesp e Quaest, mas com diferentes margens de vantagem em relação ao candidato à reeleição.

Políticos da região aderem à chapa de Lula e Alckmin

Prefeitos, vereadores, militantes e lideranças da região participaram na sexta-feira (14) de um encontro com o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice-presidente da República na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A reunião ocorreu nas dependências do Bristol Zaniboni Hotel, em Mogi Mirim (SP).

Adesão: o prefeito vargengrandense Amarildo Duzi Moraes discursou em apoio à chapa Lula/Alckmin (Divulgação/Arquivo Pessoal)

Na ocasião, ele apresentou as propostas de sua chapa, destacando a necessidade de melhorias para a classe trabalhadora, além de recorda os investimentos que ocorreram no Brasil ao longo dos governos do PT e analisar a atual situação que a nação se encontra.

O encontro contou com a participação de nomes conhecidos da política, como o deputado federal Paulo Teixeira (PT), o ex-deputado federal e ex-secretário de Habitação Silvio Torres (que por muitos anos militou pelo PSDB) e o recém-eleito deputado federal Jonas Donizete (PSB).

Representando São João da Boa Vista estavam a ex-vice-prefeita Elenice Vidolin (PSOL) e o ex-vereador dr. José Eduardo dos Reis, médico e atual presidente do diretório sanjoanense do PSB.

APOIADORES

A mobilização pela chapa de Lula e Alckmin reuniu os prefeitos Alexandre Araújo (PSDB), de Aguaí; Amarildo Duzi Moraes (PSDB), de Vargem Grande do Sul; Marco César Aga (Republicanos), de Casa Branca; além de Paulo Silva (PDT), de Mogi Mirim. Também estiveram persentes o vice-prefeito de Campinas (SP), Wanderley de Almeida (PSB), o ex-governador do Acre, Binho Marques (PT), além de vereadores e representantes de nove partidos, associações da sociedade civil, sindicatos e movimentos populares da região sanjoanense.