Handebol São João é prata nos Jogos Abertos

Por Pedro Souza

Neste sábado (15) encerram os Jogos Abertos ‘Horácio Baby Barioni’, que acontecem em São Sebastião, no litoral paulista. As competições iniciaram no dia 5 de outubro e participam todos os campeões e vices das oito regiões esportivas que competiram nos Jogos Regionais.

Até o momento, o principal destaque da delegação sanjoanense é o handebol masculino, que conquistou a medalha de prata depois de ser derrotado na final contra São Caetano do Sul.

Vice: em boa campanha, o Handebol São João só perdeu na final dos Jogos Abertos (Fotos: Divulgação/Time São João)

Para os Jogos Abertos, São João classificou sete modalidades, dentre as coletivas: tênis masculino sub-21, ginástica artística livre, futsal masculino, handebol masculino e futebol feminino. Nas individuais, dois atletas da natação: Caio Castellan, no 50 m livre e 50 m borboleta; e Valtinho no 100 m borboleta. Já no judô, apenas o atleta Davi Ramos classificou.

Devido a agenda pessoal de alguns atletas sanjoanenses, as modalidades de tênis e judô não foram representadas nos Jogos Abertos. Mesmo caso do nadador Castellan, que não pôde estar presente.

Mesmo assim, o Time São João pretende fazer bonito, assim como nos Jogos Regionais, onde conquistou a oitava colocação na classificação geral, com 40 cidades na disputa.
Com os resultados de momento, São João da Boa Vista está na 45ª colocação geral dos Jogos Abertos, com 87 delegações estão inscritas.

HANDEBOL

O handebol masculino de São João ficou com o vice-campeonato dos Jogos Abertos ao ser derrotado na final pela forte equipe de São Caetano do Sul, por 28 a 17.

Apesar do revés, os atletas sanjoanenses foram elogiados pelo diretor de Esportes, Marcelo Siqueira. “É uma equipe aguerrida, que defendeu muito bem as cores da nossa cidade, chegando a bater Ribeirão Preto na semifinal, por 18 a 17, num jogo eletrizante. Ribeirão e São Caetano são equipes que disputam campeonatos da Federação Paulista e da Liga Nacional”.

A equipe é coordenada pela professora Valdirene Musto, que está há muitos anos como técnica do handebol masculino e contente com o resultado conquistado. “Nossa equipe é amadora e tem no elenco atletas que praticam o handebol por amor e pela amizade que temos um com o outro”.

Em 2017, o Handebol São João foi o quinto colocado nos Jogos Abertos, em 2018, bronze. Já em 2019, a equipe sanjoanense foi campeã invicta.

“Nas edições de 2018 e 2019, os jogos eram separados por divisões e nós jogamos a segunda. Este ano não houve essa divisão, então considero esta conquista a mais significativa da minha carreira como técnica”, ressaltou a treinadora.

FUTEBOL FEMININO

Entre as modalidades classificadas para os Jogos Abertos estava o futebol feminino de São João, que teve dificuldades por encarar adversárias que são profissionais e investem pesado na modalidade.

No primeiro jogo, o time sanjoanense perdeu para Araraquara de 10 a 0. O time adversário é representado pela Ferroviária, bicampeã da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.

Na segunda partida, o Time São João empatou com Bauru, por 1 a 1. Na terceira e última, a derrota veio novamente por 10 a 0, desta vez contra a forte equipe de São José do Rio Preto.

“Estar nesta competição já é uma grande conquista, pois lá estão as melhores do Estado. Sabíamos que seria muito difícil, principalmente porque pegamos uma chave com times profissionais. O mais gratificante foi que mesmo nas derrotas nossa equipe lutou até o final e não nos entregamos. Fomos elogiadas pelo comportamento das atletas dentro de campo e a equipe da Ferroviária parabenizou nosso projeto. Estou muito orgulhosa das atletas e de toda equipe”, comentou a técnica Cristiany Boratto.

Vale lembrar que há mais de 15 anos São João não possuía uma equipe feminina de futebol de campo. Em pouco tempo, já ficou entre as quatro melhores da região.

FUTSAL

O Futsal São João deu adeus aos Jogos Abertos nas quartas de final, quando perdeu para Dracena, por 5 a 3.

Futsal: equipe encerra participação entre as 8 melhores de SP

Na estreia, o time sanjoanense venceu Aparecida por 8 a 3. Pela segunda rodada, derrota para Viradouro por 8 a 1, equipe que disputa o Campeonato Paulista de Futsal. Na terceira rodada, vitória e classificação do Time São João, 4 a 1 contra Praia Grande.

A equipe encerrou a participação nos Jogos Abertos entre as oito melhores equipes do Estado.

NATAÇÃO

Valtinho, o único representante de São João na piscina, nadou nos 50 m borboleta e ficou em nono lugar, com o tempo de 25seg89.

O treinador Fernando Ferrare contou que a competição do 100 m borboleta mudou de horário e eles não ficaram sabendo. Era para ser às 15h e foi às 10h, então o atleta perdeu a prova.

“Conseguimos fazer uma tomada de tempo para sabermos o tempo dele e qual colocação ficaria. Valtinho fez 55seg70, com esse tempo ficaria com a quinta colocação”, finalizou o treinador.

GINÁSTICA

Ana Beatriz, Sofia Gonçalves e Taina Saiska estão em São Sebastião (SP) representando a ginástica artística de São João da Boa Vista. Na modalidade trave de equilíbrio, Taina e Sofia participaram e ficaram em 30ª e 31ª, respectivamente. Já no solo, Sofia ficou em 9º lugar, Ana em 20º e Taina em 29º.

Neste sábado (15), a ginástica ainda continua no último dia de competição dos Jogos Abertos, e as atletas sanjoanenses vão em busca de melhorar suas marcas nas modalidades barras assimétricas e salto sobre a mesa.