Cena IV volta aos palcos com ‘Noite de Reis’

Por Ignácio Garcia

Para encerrar o XIII Encontros com Shakespeare, evento realizado em junho e que teve apresentação adiada por conta do protocolo da Covid-19, o Cena IV — Shakespeare Cia volta aos palcos presencialmente trazendo a estreia da comédia de William Shakespeare: ‘Noite de Reis’!

A peça gratuita será apresentada no Theatro Municipal de São João da Boa Vista (SP), na sexta-feira (9), às 20h, com o elenco composto por de atores formados pelo Centro Cultural Cena IV: Claudio Mingardo, Fernando Henrique Dias, Fernando Oliveira, Gabriel Marin, Geisa Gontijo, Luiza Loup, Marcella Marín e Marcus Vinicius Monteiro. E pelos alunos que estão em fase de conclusão de sua formação na área, na composição do elenco: Amanda Lima, Lyrian Gomes e Marcelo Fiorini.

‘O Mundo é um Palco’: uma das apresentações feitas no Encontros com Shakespeare deste ano (Divulgação/Rafael Viana)

Segundo a companhia, a ‘Noite de Reis’ — com muita música, dança e Shakespeare — conta a história de Viola, uma garota que se vê sozinha no mundo após um naufrágio e se disfarça de homem para sobreviver em um lugar desconhecido. As confusões acontecem quando Sebastian, irmão que ela achava estar morto, reaparece. Por serem muito parecidos, acabam confundindo os personagens e entrando em inúmeras situações onde ninguém entende o que está acontecendo.

Como já é tradição das montagens do Cena IV — Shakespeare Cia, em parceria com o Instituto Shakespeare Brasil e dentro do projeto Um Olhar Brasileiro para Shakespeare, a peça traz o texto original com um toque de modernidade, muita brasilidade e muito da cultura brega-pop para essa comédia, que não é mais do que uma bela e divertida história de amor!

“Assim como nas montagens marcantes da companhia que circularam pelo País — ‘A Megera Domada’, totalmente ambientada em um clima sertanejo; nosso ‘Romeu e Julieta’, ambientado nas ruas de uma grande cidade; e ‘O Mundo é um Palco’ com ritmos brasileiros, samba, forró, MPB, entre outros. Agora, trazemos mais uma comédia da obra de Shakespeare: ‘Noite de Reis’, em um ambiente brega-pop, com muita música e características brasileiras em toda a estrutura da montagem, questões que sempre buscamos em nossas produções: trazer Shakespeare e toda sua riqueza para o Brasil. O público com certeza irá se divertir com os personagens, a sagacidade da obra e com clássicos do nosso ‘brega’. Será uma noite muito agradável”, afirmou Gabriel Marin, ator e produtor da companhia.

Com produção do Cena IV — Shakespeare Cia e Instituto Shakespeare Brasil, a ‘Noite de Reis’ tem direção de Ronaldo Marin e Zeza Freitas, assistência de direção de Marcella e Gabriel Marin e apoio do Departamento Municipal de Cultura.