Neno e Pintado recebem homenagem da Esportiva

Por Pedro Souza
[email protected]

No domingo (21), a Sociedade Esportiva Sanjoanense prestou uma homenagem a Norival Quessa e Osmar Scacabarozi, mais conhecidos como Neno e Pintado; duas notáveis personalidades que contribuíram muito para o esporte de São João da Boa Vista e principalmente para o clube rubro-negro, já que, há 32 anos, foram os responsáveis pela fundação da equipe de veteranos do futebol na agremiação.

Mesmo afastados, Neno e Pintado ainda acompanham de vez em quando os Veteranos da Esportiva, que jogam todos os domingos de manhã no clube rubro-negro.

Honraria: Neno e Pintado receberam merecidas homenagens da diretoria da Sociedade Esportiva Sanjoanense (Carlinhos Reis/Esportiva)

HISTÓRIA

Neno e Pintado iniciaram as carreiras como amadores à mesma época, na década de 1960. Neno, comerciante e radialista, começou jogando no Clube Desportivo São Lázaro – time que levava o nome do bairro onde nasceu -, passando também pelo Palmeiras, Grêmio Hélcio Mendes Coutinho, Jabaquara e Pratinha. Em 1969 também foi um dos fundadores do Reio Futebol e Samba, histórico time de futsal da cidade.

Já seu companheiro de muitas jornadas, Pintado, em paralelo à sua vida de empresário, foi lateral-direito ao longo dos anos envergando as camisas do 14 de Julho, do Pratinha e do Palmeiras.

Ao deixarem os gramados como atletas, ambos, com o incentivo de outros tantos amigos da bola, formaram em 1978 o Time do Areião, que recebia seus adversários aos domingos pela manhã num campo improvisado ao lado da cachoeira do mesmo nome, atrás do estádio Getúlio Vargas Filho (campo do Palmeiras), hoje acesso opcional para o interior da Esportiva.

Três anos depois, em 1981, pelo nível atingido por aquela equipe, Neno e Pintado optaram pela alteração do nome, passando a ser conhecido em termos locais e regionais como os Veteranos Sanjoanenses.

 

VETERANOS DA ESPORTIVA

Após inúmeros amistosos e disputa de campeonatos da Liga Sanjoanense de Desportos por quase uma década, os Veteranos, em 1990, receberam o gratificante convite da Sociedade Esportiva Sanjoanense, por intermédio do presidente à época, Vanzela, para representar o clube e jogar com o uniforme rubro-negro aos domingos.

“Os jogos dos Veteranos se tornaram, desde aquela época até os dias de hoje, o grande atrativo das manhãs de domingo no estádio Dr. Oscar de Andrade Nogueira, recebendo equipes da região e também renomadas Seleções de Másters compostas por ex-atletas de clubes tradicionais do país”, comentou o historiador sanjoanense Leivinha Oliveira, que ainda completou, “foram 32 anos de muito sucesso e um legado para ficar na história da Rubro-Negra e do futebol de nossa cidade”.

FUTEBOL EM PRIMEIRO LUGAR

Pintado era o responsável por marcar os jogos com os adversários; levava tão a sério que desmarcava até mesmo compromissos familiares para estar presente aos domingos.

“Por muitas vezes meu pai desmarcou compromissos importantes da família para estar presente aos domingos de manhã na Esportiva, lembro que quando íamos ficar uma semana na praia, a gente tinha de ir na segunda e voltar no sábado, para ele poder jogar no domingo, a vida inteira foi assim”, contou Rose Vasconcelos, filha de Pintado e diretora de Turismo de São João da Boa Vista.

Mesmo ausente aos domingos de manhã, Rose afirma que o pai sempre esteve presente na vida da família.

“Em todos os momentos da minha vida, da minha mãe e dos meus irmãos, tanto nos alegres quanto nos tristes, ele esteve com a gente. Mas sempre conciliando com essa paixão que é o futebol”.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here