Por Bruno Manson
[email protected]
As mais novas tecnologias desenvolvidas para a bataticultura estiveram no foco do Dia de Campo promovido na Fazenda-Escola do Centro Universitário UniFEOB, em São João da Boa Vista (SP). Organizado pelo curso de Engenharia Agronômica, o evento foi realizado na manhã de sábado (30) e contou com a presença de estudantes, docentes e profissionais do agronegócio.
O Dia de Campo é uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Abvgs (Associação dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul) e a Cooperbatata (Cooperativa dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul). Durante esta atividade, o Centro Universitário disponibiliza a Fazenda-Escola para as empresas participantes realizarem experimentos e apresentarem os resultados obtidos com os produtos aplicados na lavoura.

Nesta edição, a programação contou com a participação da Adama, Basf, Bauer do Brasil, Bayer, Corteva Agriscience, Dogo, Ebara/Thebe, FMC, Ihara, Sicredi União PR/SP, Syngenta e a Terraverde, concessionária autorizada da John Deere.
Uma área de aproximadamente dois hectares foi destinada ao plantio do tubérculo, o qual é uma das principais culturas produzidas na região. No campo experimental, o público presente teve a chance de conhecer tecnologias e técnicas destinadas à bataticultura, além de outras novidades voltadas ao agronegócio.
NETWORK
A realização do Dia de Campo é uma oportunidade para os alunos vivenciarem o que aprendem em sala de aula, desde o manejo do solo, o plantio, os tratos culturais e a colheita, conhecendo na prática todas as etapas da produção de batata.
Para a universitária Jessica Caroline Corrêa, o evento é de grande importância para o aprendizado e até mesmo uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. “O Dia de Campo proporciona contato direto com as principais novidades do mercado agro, além do relacionamento com as empresas, o que pode nos gerar até uma vaga de estágio”, comentou.
Supervisor comercial da Bauer do Brasil, Lucas Alberto Ferreira Sarmento destacou o sucesso da parceria com entre as empresas participantes e o Centro Universitário. “Aqui conseguimos trazer resultados, propagar o reconhecimento da nossa marca, além de estreitar a relação entre a fábrica, estudantes e os produtores”, observou.
DOAÇÃO
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Agronômica, José Rodolfo Brandi, além da integração envolvendo alunos, docentes e profissionais do agronegócio, o Dia de Campo também promove a filantropia. Atendendo ao pedido da Abvgs, toda a batata produzida será revertida como doação para as instituições assistenciais por meio da Associação Setembro, de Vargem Grande do Sul. A expectativa do UniFEOB é que o tubérculo seja colhido até o final deste mês ou, mais tardar, até no início de setembro, conforme o clima e o manejo.