Festival Assad terá show de especialista da guitarra clássica

Por Pedro Souza
[email protected]

O Festival Assad está de volta em formato presencial.Depois de dois anos de ausência, o evento que homenageia a família Assad retorna ao Theatro Municipal na quarta-feira (27), a partir das 20h20, com as apresentações de Toninho Horta, Juarez Moreira e Aliéksey Vianna, premiado violonista mineiro e com profunda bagagem de música erudita.
No dia seguinte (28), a partir das 14h, Vianna ministra um masterclass para estudantes de música inscritos previamente no site do evento.

O Festival Assad acontecerá de 27 e 31 de julho, e contará com shows, oficinas e masterclasses ministrados por artistas de renome no cenário nacional e internacional.

Guitarra clássica: Aliéksey Vianna é presença confirmada (Reprodução/Facebook)

CARREIRA

Aliéksey Vianna já se apresentou em prestigiados espaços musicais em mais de 30 países da Europa, América, Oceania, África e Oriente Médio.

Algumas de suas aparições ilustres incluem Carnegie Hall de Nova York, BID de Washington, Yoshi’s Jazz Club de São Francisco, Stadtcasino de Basileia, Wesley Music Center de Canberra, Opera House do Cairo, Sala Nezahualcoyotl da Cidade do México e Auditório Ibirapuera de São Paulo.

Vencedor em mais de 20 concursos internacionais de guitarra clássica, atuou como solista com orquestras como a Sinfonieorchester Basel (Suíça), Turku Philharmonic (Finlândia), Filarmonia das Beiras (Portugal), Orquesta Ciudad de Almeria (Espanha), Aukso Orquestra de Câmara Tychy (Polônia) e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Também tocou em ambientes de câmara com uma grande diversidade de músicos de primeira classe, como Peter Erskine, Tracy Silverman, Paul Hanson, Artaria Quartet, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Knifkvartetten, Dimos Goudaroulis, Antonio Carlos Carrasqueira, Mauricio Freire Garcia, Felix Renggli, Sylvia Nopper, Petri Sakari, Nicole Paiement e Pierre Boulez.

O artista está frequentemente envolvido em projetos de música contemporânea. Em 2001, foi escolhido para interpretar a obra marcante de Boulez “Le Marteau sans Maitre”, conduzida pelo compositor no Carnegie Hall. Desde então tem estreado obras de Egberto Gismonti, Ralph Towner, Edino Krieger, David Burge, Eduardo Angulo e Sérgio Assad.

Um grande ponto de virada na carreira aconteceu quando o violonista Sérgio Assad se ofereceu para produzir uma gravação de seus trabalhos de violão solo com Aliéksey como intérprete. O álbum de estreia “Aliéksey Vianna plays Sérgio Assad” saiu em 2005 pelo prestigiado selo GSP de San Francisco.

PERFIL

Aliéksey começou a tocar guitarra aos oito anos. Aos 12, começou os estudos formais de violão clássico. Aos 18 anos, saiu do Brasil com bolsa para estudar com o professor Thomas Patterson na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, onde permaneceu por quatro anos.

Vianna é bacharel pelo Conservatório de Música de San Francisco (classe de David Tanenbaum) e possui dois mestrados pela Musik Akademie der Stadt Basel (classes de violão clássico de Pablo Marquez e de guitarra-jazz de Wolfgang Muthspiel).

Atualmente cursa doutorado em Pesquisa Artística no Programa docARTES do Instituto Orpheus em Ghent (Bélgica). Seu projeto de pesquisa, sobre improvisação de violão desacompanhado, é financiado pela CAPES e orientado pelos professores Frans de Ruiter (Promotor), Marcel Cobussen e Dusan Bogdanovic.

FESTIVAL

Um dos mais relevantes eventos de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente.

Criado há dez anos, em homenagem à família Assad, natural de São João da Boa Vista e rica em tradição musical, que tem entre seus membros, músicos reverenciados mundialmente como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad.

Confira os shows do Festival Assad no Theatro Municipal

  • 27/7 (quarta-feira), às 20h20 – Abertura do Festival Assad; apresentação de Toninho Horta, Juarez Moreira e Aliéksey Vianna;
  • 28/7 (quinta-feira), às 20h30 – Nelson Faria e Benjamin Taubkin;
  • 29/7 (sexta-feira), às 20h30 – Teco Cardoso, Swami Jr. e Bebe Kramer;
  • 30/7 (sábado), às 17h – Grupo de Choro Água de Vintém (Fonteatro Emílio Caslini); às 19h – Palos Y Cuerdas (Theatro Municipal); e às 20h30 – Show com Família Assad, da qual estarão presentes Sérgio, Badi e Carolina Assad;
  • 31/7 (domingo), às 10h30 – Terceto del Sur (Theatro Municipal); e às 19h – Encerramento do Festival e apresentação de Ricardo Hertz e Camerata Fukuda.
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here