Iniciados os estudos visando a volta do trem turístico entre Poços e Águas da Prata

Bruno Manson

A Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem foi contratada pela Prefeitura de Poços de Caldas para a elaboração de estudos de viabilidade técnica visando a implantação do Trem Turístico-Cultural entre a Estação Bauxita e a Estação Central de Águas da Prata.

Uma equipe da instituição já está em campo iniciando o estudo. Durante esta semana, foram realizadas duas visitas técnicas, acompanhadas pelo secretário de Turismo local, Ricardo Fonseca até a Estação Bauxita. A partir daí será formatado um dossiê levantando a viabilidade de operar o trem turístico neste trecho.

Estação Bauxita: equipe realizou duas visitas técnicas ao longo da semana (Divulgação/Prefeitura de Poços de Caldas)

De acordo com Fonseca, isso será de grande importância para o setor do turismo, visto que os governos dos Estados de Minas Gerais e São Paulo já manifestaram apoio a esta iniciativa. Ele ainda destacou que o governo mineiro cita o trecho entre Poços e Águas da Prata em seu Plano Estratégico Ferroviário, apontando uma possível exploração turística do local.

PRAZO

A Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem, tem um prazo de 70 dias para entregar os estudos finais, apontando para a viabilidade técnica ou não, do retorno do trem turístico. Após isso, a Prefeitura de Poços de Caldas poderá abrir uma licitação para que empresas particulares possam explorar o trecho com a finalidade de implantar o atrativo.

A INSTITUIÇÃO

Fundada em 7 de novembro de 1992, a Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem é uma entidade civil, de caráter cultural e instrutivo, sem fins lucrativos, destinada à pesquisa ferroviária e à guarda e divulgação das informações. Com participação em dezenas de estudos e publicações, sendo também editora de dez livros próprios, a Memória do Trem criou o primeiro site brasileiro dedicado integralmente às ferrovias – www.trem.org.br –, este que está em operação desde 1º de dezembro de 1995.