Da Redação
Estudantes dos cursos de Engenheira Civil, Produção e Mecânica do Centro Universitário UniFEOB desenvolveram robôs com a capacidade de higienizar ambientes, como salas de escolas, contra o Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19.
Como apresentação de projeto de final de semestre, professores dos respectivos cursos desafiaram os alunos a proporem uma solução para a higienização de escolas. Segundo a instituição superior de ensino, a atividade tem como foco a melhora no contexto pandêmico que os países estão vivendo.

“Para concluir o projeto era necessário desenvolver uma solução que utilizasse tecnologia, mais especificamente robótica. Para este desafio foram abordados vários conceitos de elétrica e eletrônica, programação, modelismo e fenômenos de transporte”, contou Rodrigo Marudi, professor das engenharias.
Além disso, o docente explicou que o robô deveria percorrer o ambiente e realizar a higienização de maneira autônoma, “sem a necessidade de uma pessoa controlando”. Custo-benefício, eficiência, durabilidade, inovação e facilidade de utilização também seriam pontos importantes na avaliação, conforme Marudi completou.
“E assim foi feito, os estudantes entregaram vários projetos que atendessem o objetivo final, com ênfase na comprovação científica. Foram apresentados robôs com eficiência de esterilização por luz UVC capaz de higienizar superfícies, protótipos com purificação de ar, robôs que fazem o uso de produtos químicos para limpezas de corredores e salas, entre outros”, disse.
Durante as apresentações, os projetos foram avaliados por professores e profissionais da área. Na oportunidade, a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (União Brasil) esteve presente no campus Mantiqueira e conferiu de perto os trabalhos.
De acordo com o Centro Universitário, após a conclusão de todos os protótipos, a ideia é que esses robôs sejam doados para a Prefeitura de São João, como forma de ajuda no combate à Covid-19 nas escolas da cidade.