Jovem motociclista lidera Campeonato Brasileiro

Por Pedro Souza
[email protected]

Apesar de jovem, o sanjoanense e motociclista João Pedro Valverde Gruli, 9, já tem muita história para contar. Atualmente, o menino é o líder do Campeonato Brasileiro de Enduro, na categoria infantil, organizado pela Confederação Brasileira de Motociclismo.

Segue o líder: na ponta da tabela, sanjoanense João Pedro faz bonito em competição nacional (Fotos: Divulgação/Sérgio Gonçalves)

DE BERÇO

Apaixonado por motocicleta, o pai João Gruli, 34, é mecânico e preparador de motos off-road (que são motos para provas fora da estrada, normalmente em circuitos de terra).

Há 21 anos no ramo das duas rodas, incentivou o filho João Pedro logo aos dois anos aprender andar de bicicleta sem as rodinhas traseiras de auxílio; foi o primeiro contato do menino com o esporte. No ano seguinte, ganhou uma moto de 100 cilindradas e não parou mais.

Orgulho da família, o garoto foi mostrando uma afinidade absurda desde muito cedo. “Eu acompanho competições de moto desde sempre e com três meses ele já estava envolvido comigo na estrada escutando os roncos do motor. Ele praticamente nasceu nas pistas e sempre teve muita facilidade para andar de moto, quando subiu a primeira vez em uma, parecia que já andava há muito tempo”, contou Gruli.

CAMPEONATO BRASILEIRO

A primeira participação de João Pedro em uma competição oficial já foi logo o Campeonato Brasileiro de Enduro, em março, na cidade de Itapema (SC), quando já garantiu a primeira colocação. Na segunda etapa, em abril, mais uma vitória, dessa vez em Patrocínio (MG). Na etapa seguinte, mais um triunfo, em Belo Vale (MG).

O Campeonato Brasileiro de Enduro é dividido em várias categorias e disputado em diversas cidades do país, um fim de semana por mês. O campeão de cada etapa soma 25 pontos. Em outubro acontece a última, em Mairiporã (SP), que vai definir o vencedor geral da competição nacional.

Prodígio: orgulho da família, o garoto mostrou afinidade com a moto desde cedo

ETAPA EM ESPÍRITO SANTO

No sábado (11), João Pedro esteve em Aracruz, no Espírito Santo, para participar de mais uma etapa do Brasileiro de Enduro, valendo pontuação para seguir na ponta da tabela da categoria infantil.

João Pedro ficou em segundo lugar e está com 141 pontos na liderança geral da competição nacional.

“Acompanho o João Pedro em todas as etapas, tenho muito medo que ele se machuque por ser muito novo, mas graças à Deus nunca deu nenhum problema, ele anda muito equipado e a moto sempre em dia”, completou o pai.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here