UBS do Jardim 1º de Maio será inaugurada em 23 de junho

Por Ignácio Garcia

Após muita espera, a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) ‘Dr. João Batista Nogueira Bueno’, no Jardim 1º de Maio, está agendada para o dia 23 de junho (quinta-feira). A cerimônia é parte das inúmeras comemorações pelo aniversário de 198 anos de São João da Boa Vista (SP), que serão celebrados na sexta-feira (24).

A unidade será oficialmente entregue depois de inúmeras reivindicações de moradores. Os pedidos pela UBS aconteciam desde a fundação do bairro e por toda a população daquela região, composta também pelos bairros Jardim São Manoel, Vila Operária e Vila Conceição.

Reivindicação: protesto dos moradores da Vila 1º de Maio realizado em 2019, no aniversário de 50 anos do bairro (Reprodução/Redes Sociais)

Inicialmente, a data da inauguração estava prevista para dezembro de 2021. No entanto, não foi possível e acabou mudando novamente, mas para 1º de maio, junto às festividades do aniversário de 53 anos do bairro. Todavia, mais uma vez precisou ser redefinida e agora acertada para 23 de junho.

No final de abril, inclusive, Fábio Ferraz, titular do Departamento Municipal de Saúde, havia dito que, em meio a atrasos de recursos e alocação por conta da pandemia, os equipamentos e materiais necessários para o funcionamento da UBS estavam em processo final de compra, por meio dos processos licitatórios.

“A gente ficou sem recursos para equipar, pois a estrutura física é só um ponto. É preciso mobiliar, comprar computadores e todos os equipamentos necessários para uma Unidade de Saúde. E o terceiro passo é contratar a equipe que vai atender”, detalhou, na ocasião.

O recurso para a obra da UBS –R$ 732.555,42 foi o valor estimado do empreendimento– foi de emenda parlamentar do ex-deputado Silvio Torres (PSDB). Oficializada em dezembro de 2019, em reunião da antiga gestão com o deputado Samuel Moreira (PSDB) –que assumira, à época, as demandas designadas a Torres–, a verba total recebida pela Prefeitura foi de R$ 750 mil.

INAUGURAÇÃO EM RITMO DE FESTA

Antes da inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim 1º de Maio, porém, a Prefeitura de São João, por meio dos departamentos municipais de Educação, Turismo, Cultura e Esportes, também já divulgou a grade com a programação para comemorar o aniversário da cidade.

Finalizada: antiga reivindicação, unidade estava à espera de todos os equipamentos (Divulgação/Prefeitura de São João)

As atrações seguirão até 29 de junho, mas já começaram na quinta-feira (2), com Mesa redonda “O Ambientalismo no Cenário Atual”, às 9h e 20h, no campus São João do Instituto Federal, como parte da Semana Municipal do Meio Ambiente; às 14h, Baile dos Idosos, na sala de ensaios da Estação das Artes – Praça Rui Barbosa.

Na sexta-feira (3), às 7h, no Centro de Integração Comunitária (CIC), Vôlei Melhor idade – Campeonato ADR 2022 – Time São João x Amparo; às 8h e às 13h, também pela Semana Municipal do Meio Ambiente, Programa Educação Ambiental nas escolas municipais; às 19h30, pela Semana Municipal do Meio Ambiente, Mesa redonda “Desafios e oportunidades na gestão do lixo urbano”, na Cidade das Artes; e, por fim, às 20h, no CIC, os Jogos TIA (Torneio Inter-atléticas de São João da Boa Vista).

SÁBADO (4)

Dia todo – CIC – Jogos TIA (Torneio Inter-atléticas de São João da Boa Vista);

7h – CIC – Vôlei Melhor idade – Festival 50 anos – Time São João x Descalvado;

7h30 – Semana Municipal do Meio Ambiente – Limpeza coletiva no Rio Jaguari-Mirim (Ponto de encontro no CIC);

8h – CSU DER – Futsal Sub-7 a 16 – Campeonato Amador de Futsal;

10h – CSU DER – Inauguração do Polo Esportivo “CSU DER” Miguel Jorge Nicolau;

10h – Campo do Palmeiras – Futebol – Copa Paulista do Interior 2022 – Time São João x Taquaritinga;

12h – Ginásio do Palmeiras FC – Vôlei Sub-14 e Sub-18 Feminino – Campeonato ADR 2022 – Time São João x Inconfidentes/MG;

DOMINGO (5)

Dia todo – CIC – Jogos TIA (Torneio Inter-atléticas de São João da Boa Vista);

7h – Caminhada em comemoração ao aniversário do Grupo Caminhada da Fé;

8h, 10h e 15h – Campeonato Amador de Futebol (1º de Maio, CIC, CSU DER, Palmeiras, Pratinha e Santo Antônio);

8h – Semana Municipal do Meio Ambiente – Plantio de árvores e feirinha de adoção de animais (SEI Jardim dos Ipês).

ATENÇÃO

Os demais eventos da programação, datas e horários, serão divulgados nas próximas edições do O MUNICIPIO, mas também já podem ser consultadas no portal da Prefeitura.