Prefeitura busca solução para área do Distrito Industrial

BRUNO MANSON

A Prefeitura de São João da Boa Vista busca uma solução para a complexa situação em que encontra-se uma área do Distrito Industrial. Construída entre 2014 e 2016, a Etapa 5 tem um total de 263.732 m² e encontra-se totalmente inutilizada, devido a um erro ocorrido na execução da obra. Durante a construção deste setor, postes de iluminação foram instalados em cima das redes de água e esgoto, obstruindo toda a edificação.

O valor do prejuízo está sendo apurado pela atual comissão de sindicância e pelo Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico e, nos próximos dias, será divulgado, com amparo em documentos que permitirão identificar a empresa responsável pela obra.

Distrito Industrial: postes de iluminação foram instalados em cima das redes de água e esgoto na área da Etapa 5 (Divulgação/Prefeitura de São João)

Segundo informações extraoficiais, a gestão da época somente constatou o problema após as doações dos lotes, realizadas em 2016, pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento. “O problema só teria sido identificado quando a primeira empresa, a W&F Comércio de Metais Ltda., iniciou suas instalações – fato relatado em ofício que já está em poder de nosso departamento. Diante disso, todas as empresas que receberam as doações foram notificadas para que parassem as obras, até que fossem resolvidos os problemas, o que a antiga gestão não fez”, relatou o diretor Osires Colosso Filho, responsável pela pasta.

De acordo com ele, ao deparar-se com o problema, a atual administração iniciou a apuração dos fatos no início do ano passado. “Em 8 de janeiro de 2021, lançamos um decreto dando andamento na sindicância, e, no dia 16 de fevereiro, fizemos a solicitação para que fossem nomeados os novos membros que iriam apurar os fatos. Durante 2021, foram realizadas várias buscas e reuniões, inclusive foi identificado um laudo em posse da Sabesp, sendo a Companhia oficiada para que entregasse uma cópia para juntar no processo e, em breve, concluir uma ata”, comentou. “Estamos finalizando a juntada de documentos e laudos. Em seguida, vamos notificar juridicamente o responsável. Queremos a participação do Ministério Público no caso e vamos cooperar com todas as informações pertinentes”, adiantou o titular.

IMPACTO

Segundo Osires, a área da Etapa 5 somente estará regularizada depois que um novo duto de água seja finalizado de forma adequada e toda a implantação da rede de água e esgoto refeita. “Os reflexos negativos geram ao município um prejuízo de anos com a área parada. Desde que a Etapa 5 foi iniciada, e não concluída, são mais de oito empresas que não podem utilizar a área, impactando a geração de empregos e renda, além do prejuízo com os custos realizados em obras irregulares, bem como o dispêndio de energia e pessoal para a regularização. Todo esse capital poderia estar sendo empenhado em outras atividades. O local se encontra totalmente deserto [sic.], sendo ocupado, por exemplo, na época da pandemia, pelos jovens, ficando conhecido como ‘Distritão do Mal’, fato que demandou diversas ações em conjunto com a Polícia Militar para coibir essas atividades”, ressaltou.

TRANSPARÊNCIA

Colosso Filho destaca que a gestão municipal procura divulgar todas as ações relacionadas ao Distrito Industrial da forma mais transparente possível. “Tudo sobre o Distrito Industrial está sendo publicado na página do Departamento de Desenvolvimento Econômico, no site da Prefeitura. Algo que nunca foi feito, dando uma visibilidade real com toda informação dos lotes, com o total em metros quadrados, a lei da doação, o processo e a situação em tempo real”, disse. “O Distrito Industrial, por parte da atual gestão, tem recebido atenção, planejamento e tem metas estabelecidas que estão atravancadas por conta do que ocorreu”, complementou.

PLANO DE GOVERNO

De acordo com o titular, há diversos investimentos para o Distrito Industrial que fazem parte do Plano de Governo da prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (União Brasil), inclusive nas áreas de lazer e na construção de uma creche para os filhos dos trabalhadores locais. “Aproveitamos para solicitar a todos os empreendedores do Distrito Industrial que entrem em contato conosco, dando sugestões e informações, para que possamos, juntos, e de forma participativa, construir e planejar novas ações”, finalizou.