Conscientização ambiental no foco dos estudos

BRUNO MANSON
[email protected]

Para compreender o impacto das ações humanas na natureza e as alternativas que existem para a preservação do meio ambiente, os estudantes do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário UniFEOB participaram de uma visita técnica à Associação Mata Ciliar (AMC), em Jundiaí (SP).

Sob a supervisão do professor Plinio Bruno Aiub, a atividade ocorreu na terça-feira (12) e faz parte da disciplina ‘Modelos alternativos de produção do agronegócio sustentável e meio ambiente’. “É uma matéria que a gente entra falando sobre agronegócio, sobre os modelos alternativos que pode ter no agronegócio em relação ao que já existe de produção”, explicou o educador.

Acompanhados por monitores, 44 alunos conheceram o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da instituição. O espaço foi criado com o objetivo de fazer o recebimento e triagem de espécies vítimas dos impactos ambientais e socioambientais, como tráfico, queimadas, desmatamento e atropelamento. Foram mais de 32 mil animais silvestres atendidos e 11 mil reabilitados, conforme balanço divulgado pela associação.

Visita técnica: alunos conheceram animais resgatados pela Associação Mata Ciliar (AMC) (Divulgação/Plinio Aiub)

Durante a visita técnica, os universitários conheceram as áreas de cambiamento, reabilitação e os recintos de readaptação, além de todo o trabalho desenvolvido pela AMC. Ao finalda tour, a caravana sanjoanense assistiu a palestra sobre o impacto do crescimento humano nas áreas florestais.

IMPORTÂNCIA

A estudante Walkíria Helena Ruy Soares participou desta atividade e se encantou com o trabalho desenvolvido pela AMC.

“A visita à Mata Ciliar me trouxe muito conhecimento a respeito desse trabalho de reabilitação de animais silvestres e selvagens. Conhecemos a história de alguns dos animais que ficam lá, com seus casos de maus-tratos, abandono, salvamento e resgate em estradas, que a equipe lá também faz”, relatou.

“A associação faz um trabalho muito bonito e de extrema importância para os animais que precisam de uma dedicação especial, além de ser uma maneira de conscientização da população”, completou a aluna.

A universitária Natália Pereira Dias também gostou da visita técnica e destacou alguns pontos. “O que me chamou a atenção foi conhecer outro trabalho realizado por eles: não menos importante que o cuidado com os animais é ter um olhar voltado para a restauração de áreas degradadas e com os corredores de fauna”, frisou.

“A associação possui um lindo viveiro de mudas de árvores nativas, que são plantadas tanto nos recintos fechados para readaptação dos animais ali recuperados, quanto em outras regiões que foram degradadas ou até mesmo nas obras onde existe a necessidade de formação dos corredores de fauna”, detalhou a jovem.

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO

De acordo com Aiub, a Associação Mata Ciliar tem um forte compromisso com a manutenção de corredores ecológicos e aconservação das matas ciliares, além de desenvolver um importante trabalho de preservação da fauna e flora. “É importante levar os estudantes para o viver situações reais de modelo do agronegócio, onde preserva suas nascentes, as reservas florestais e os corredores de fauna”, comentou. Ele ainda destacou que este tipo de atividade pode resultar em estágios para os universitários: “O Centro de Triagem disponibiliza oportunidade de estágio com alojamentos, aprimoramento e residência com animais silvestres para quem quiser seguir nesta área”, concluiu.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here