IGNÁCIO GARCIA
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Pela primeira vez, um colégio de São João da Boa Vista sedia um evento de tecnologia a nível internacional: o Hackathon, uma jornada de programação, inovação e empreendedorismo. O evento iniciou-se em 11 de abril, mas o grand finale acontecerá – presencialmente – nos dias 4, 5, 6 e 7 de maio, no Experimental Integrado, localizado à rua Albina Vieira Claro, 230 – Parque das Nações, em São João da Boa Vista (SP), oportunidade em que os participantes desenvolvem o projeto final e apresentam para um time de jurados selecionados pelo Google For Education.
“O Experimental Integrado é uma escola parceira do Google For Education, que visa oferecer uma educação inovadora, contando com os mais diversos recursos tecnológicos dentro e fora da sala de aula”, contou o professor e gerente de Marketing Thales Rios, um dos responsáveis por mediar a parceria com o Google.

Em 2020, primeiro ano da pandemia, o colégio recebeu o prêmio “Escola de Referência Google”, sendo reconhecido pelo trabalho durante as aulas remotas. “É importante ressaltar que o Experimental Integrado é a única escola da região a receber este reconhecimento, sendo uma das poucas escolas do Brasil aclamadas com este prêmio”, reforçou Thales.
Segundo apurado, para a participação no evento, toda equipe do colégio mobilizou-se, principalmente os professores, que tornaram-se tutores dos alunos para auxiliar nos desafios. Ao todo, 18 equipes participam do desafio, com alunos do Fundamental 2 (6º ao 9º ano) até o Ensino Médio.
O tema a ser trabalhado neste Hackathon será o meio ambiente, com foco em encontrar soluções para combater as queimadas. De acordo com responsáveis da escola, o assunto foi escolhido por tratar-se de um tema que merece toda atenção da comunidade e região, pois em 2020 e 2021, a vizinha Águas da Prata foi alvo de incêndios criminosos, que geraram enorme prejuízo à fauna, à flora e ao turismo da cidade.
Movidos à mudança, os estudantes, então, buscam soluções tecnológicas para auxiliar no combate às queimadas. Para dar início e movimentar as ideias das equipes participantes do Hackathon, no dia 13 de abril, o Coletivo Amigos da Mata Atlântica (AMA) esteve no colégio para ressaltar a importância, e pedir auxílio para os jovens com a finalidade de prevenir as queimadas pela região.
O QUE É HACKATHON?
O Hackathon é uma junção das palavras hack, de hackear, ou modificar um sistema, e marathon, de maratona. Ou seja, é uma maratona hacker. Neste processo, os participantes trabalham na resolução de desafios reais de forma colaborativa, culminando na entrega de uma solução minimamente viável, testada e em um discurso que comunica a solução desenvolvida.
OBJETIVOS DO HACKATHON NA EDUCAÇÃO
O objetivo do Hackathon é aplicar na prática o desenvolvimento das competências socioemocionais e cognitivas de forma contextualizada e relevante a partir de processos de resolução de desafios reais da sociedade contemporânea. Neste sentido, o desenvolvimento de novos saberes acontece por meio do Design Thinking – abordagem já reconhecida e aplicada tanto no campo educacional quanto no ambiente corporativo.
COMO É O PROCESSO DO HACKATHON PARA AS EQUIPES?
Durante a maratona de design e programação, o time de professores formados para atuar como facilitadores apoia as equipes de alunos. Assim, esses estudantes são convidados e orientados pela Fore e por representantes de suas escolas em dois momentos: pré-Hackathon e Sprint1 de 72 horas.
No período pré-Hackathon, os alunos participam de uma prática assíncrona por meio da turma do Google Sala de Aula. Nesta etapa, espera-se que sejam compreendidas as etapas e os processos da maratona.
Durante a fase Sprint do Hackathon, os alunos terão um período de 72 horas para desenvolver um protótipo – que é a solução para um desafio específico, usando a jornada de Design Thinking como base para seu desenvolvimento. Ao final deste período, os alunos apresentam o pitch do processo de criação do projeto: momento no qual os times têm 1 minuto para a comunicação e persuasão de avaliadores externos. Os jurados avaliam desde o processo criativo até o projeto final de cada grupo. No final, a equipe campeã é premiada pela instituição de ensino.
Objetivo específico do projeto:
- Desenvolver competências socioemocionais e de cultura digital por meio do processo de inovação centrado nas pessoas;
- Impulsionar metodologias ativas e centradas no aluno como método de ensino-aprendizagem eficiente;
- Fomentar o desenvolvimento de habilidades importantes para profissionais e cidadãos do século XXI, como, criatividade, comunicação, cooperação, pensamento computacional, organização e resolução de problemas;
- Propor novas metodologias para o processo de ensino-aprendizagem significativo para a incorporação da rotina pedagógica dos docentes;
- Promover novas reflexões a respeito de temas transversais ao currículo escolar básico, apoiando o raciocínio crítico e ampliando o repertório argumentativo;
- Ampliar o contato da comunidade escolar com processos de programação e inovação das principais empresas do mundo de tecnologia.