Rápido Sumaré terá subsídio mensal à tarifa de transporte

Por Bruno Manson

A Prefeitura de São João da Boa Vista destinará mensalmente um subsídio à tarifa de transporte público coletivo, serviço que é atualmente prestado pela Rápido Sumaré, empresa do Grupo Berlarmino. O teto fixado é de até R$ 408 mil e a projeção é que este aporte seja repassado até dezembro de 2024. A medida foi aprovada na noite de segunda-feira (11), durante sessão ordinária na Câmara Municipal.

Com pareceres favoráveis das comissões de Justiça e Redação (CJR) e Finanças e Orçamento (CFO), o Projeto de Lei nº 22/2022, de autoria da prefeita Maria Teresinha Pedroza (União Brasil), esteve no foco da discussão dos vereadores. O diretor Ulisses Brandão Ribeiro, responsável pelo Departamento de Segurança e Trânsito, participou do debate, explicando detalhes da propositura e esclarecendo dúvidas dos edis. Logo após, a proposta foi colocada em votação e aprovada com votos de Aline Luchetta (Rede), Carlos Gomes (PL), Claudinei Damálio (PSD),Heldreiz Muniz (Rede), Joceli Mariozi (PL), Luiz Paraki (Rede),Mercílio Macena (PTB), Rodrigo Barbosa (PSB) e Rui Nova Onda (União). Já Carlos Alberto da Cruz (PSDB), Claudinho (MDB), Gustavo Belloni (Pode), Júnior da Van (PSD) e Titi (PSDB) foram contra.

Rápido Sumaré: subsídio permitirá que empresa invista no transporte público coletivo (Arquivo/Divulgação/Marcelo D’Sants)

SUBSÍDIO

De acordo com o projeto, o aporte de valores para o subsídio fica limitado a R$ 408 mil. O dinheiro será repassado pelo Poder Executivo diretamente à empresa, somente após a regular prestação de contas. O montante deverá ser utilizado exclusivamente para o abatimento da tarifa técnica do transporte público.

EMENDA

O Projeto de Lei foi aprovado com uma emenda suspendendo qualquer aumento do valor da tarifa do transporte público coletivo até 31 de dezembro de 2022. Esta medida foi de autoria dos vereadores Aline Luchetta, Bira, Carlos Gomes, Heldreiz Muniz, Joceli Mariozi, Luiz Paraki, Mercílio Macena, Rodrigo Barbosa e Rui Nova Onda. Atualmente, a tarifa custa R$ 4,65 para quem paga no dinheiro, R$ 4,30 para os usuários do cartão e R$ 2,15 para estudantes.

FISCALIZAÇÃO

A proposta define que a administração municipal deverá fiscalizar e auditar, em tempo real, todos os processos de trabalho mediante a comercialização dos créditos eletrônicos de viagens, à arrecadação de valores, à catraca, aos sistemas de bilhetagem e biometria facial, à quilometragem a ao rastreamento dos veículos. Para isso, a concessionária deverá implantar, em comodato, os equipamentos necessários junto ao Departamento de Segurança e Trânsito.

ALTERNATIVA

Após análise da comissão formada por representantes do Poder Público e da Rápido Sumaré, o subsídio foi uma das medidas possíveis apontadas para que o sistema de transporte coletivo público seja operado e mantido de forma a não impactar a tarifa paga pelo usuário neste ano e, ao mesmo tempo, também seja sustentável, exequível e equilibrado economicamente.

IMPORTÂNCIA

Em contato com O MUNICIPIO, a Rápido Sumaré explicou que a implantação de uma forma de complementar o custo do sistema de transporte em São João – de maneira semelhante ao já ocorre em diversas cidades – é importante para evitar o aumento no valor da tarifa para a população. Para a empresa, trata-se de uma medida imprescindível para manter os serviços com qualidade e também permitir que sejam feitos investimentos em melhorias. “O transporte de São João terá um aumento semanal de 52% nos horários disponíveis, inclusive com o retorno dos horários nos domingos. A concessionária, em conjunto com a Prefeitura, está em fase final de elaboração das novas tabelas horárias. Em breve, os novos horários serão amplamente divulgados”, informou em nota encaminhada ao jornal. “É necessário lembrar que, nos últimos anos, como tem sido divulgado pela imprensa, o setor foi fortemente impactado pelos efeitos da pandemia. Em São João, a queda na demanda durante a pandemia foi de até 81,29%. E, além da redução na quantidade de pessoas transportadas, os preços dos principais insumos do setor, como o óleo diesel, pneus, peças e acessórios, entre outros itens, sofreram reajustes acima da inflação”, completou a empresa.