Por Pedro Souza
[email protected]
No sábado (19), ocorreu a primeira etapa do Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby XV (15 atletas de cada lado), em Indaiatuba (SP). A competição contou com nove seleções regionais: Centro-Oeste, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo (capital, interior e Vale do Paraíba).
Duas atletas do Tucanos, equipe de rugby de São João da Boa Vista, foram convocadas para compor a seleção do interior de São Paulo: Letícia Alcântara Franco representou na categoria adulta e Isabela Dutra de Souza na categoria juvenil M21.
Além disso, a comissão técnica do time sanjoanense também teve representantes: Wallace Ferreira, como treinador-assistente na categoria adulta; e Luiza Fonseca, como treinadora da equipe juvenil.

A seleção do interior de São Paulo disputou contra Centro-Oeste e São Paulo capital, pelo grupo 3, nas duas categorias.
Na categoria adulta, derrota para São Paulo capital (0 a 47) e Centro-Oeste (0 a 87). O juvenil também saiu derrotado para capital (0 a 36); mas conseguiu um empate contra o Centro-Oeste (14 a 14).
Os placares não foram animadores para o interior do Estado, mas a proporção que o rugby feminino vem conquistando tem animado a treinadora sanjoanense, Luiza Fonseca.
“Independente do placar, é um momento muito bonito para o rugby feminino, porque o campeonato está proporcionando o desenvolvimento das atletas e também fortalecendo o rugby de cada região. São mais de 500 atletas participando do torneio e acredito que com isso, incentive outras meninas e mulheres a praticar o esporte”, disse Fonseca.
A próxima etapa do Brasileiro será dia 9 de abril, em São Paulo (SP); em seguida, dia 21 de maio, em Indaiatuba.
ORGANIZAÇÃO
O Campeonato Brasileiro Feminino de Rugby XV é organizado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) e está sendo realizado pela primeira vez, o que é um marco histórico para o rugby feminino brasileiro.
A competição tem o objetivo de disseminar a prática do rugby com 15 jogadoras entre o público feminino e desenvolver esta modalidade no País, já que as Yaras (como a Seleção Brasileira é conhecida), na modalidade sevens (sete jogadoras por time), está no top 10 do mundo, com duas participações em Olimpíadas e 19 títulos Sul-Americanos conquistados.

“Fico muito feliz em prestigiar as atletas de São João marcando presença nesse evento e mostrando que o rugby é para todas”, completou a treinadora.
RUGBY EM SÃO JOÃO
O público feminino de São João da Boa Vista que tiver interessado em ingressar no rugby, podem participar dos treinos que ocorrem às terças e quintas-feiras, no CSU/DER, a partir das 19h.