Região tem 99,97% do rebanho vacinado contra a febre aftosa

Por Bruno Manson
[email protected]

O Estado de São Paulo atingiu a marca de 99,82% do rebanho de bovídeos, de zero a 24 meses, vacinado contra a febre aftosa. Os dados foram divulgados pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). Ao todo, 99,33% das propriedades rurais paulistas fizeram o registro de aplicação das doses.

Na região de São João da Boa Vista, 99,97% do rebanho abrangido nesta etapa foi imunizado, o que corresponde a 148.071 animais dentre 148.104 bovídeos cadastrados aptos a serem vacinados.

A campanha paulista contra a febre aftosa se encerrou em 31 de dezembro e a declaração pôde ser feita até 7 de janeiro, presencialmente ou pelo site da CDA. “O escoamento das vacinas foi um problema enfrentado em praticamente todo o Brasil, por isso, atendendo à demanda dos produtores rurais, prorrogamos o fim da campanha em um mês e tivemos grande sucesso. Conseguimos aumentar a cobertura vacinal em relação à primeira campanha de 2021, realizada em maio, que atingiu 99,68% de cobertura”, explicou Adriano Macedo Debiazzi, assistente agropecuário da CDA e responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa no Estado de São Paulo.

Campanhas: região sanjoanense é destaque na imunização do rebanho bovídeo contra febre aftosa e brucelose (Reprodução/Internet)

RANKING NACIONAL

Na campanha realizada em maio de 2021, São Paulo foi o segundo Estado com maior cobertura vacinal do País, ficando atrás apenas de Mato Grosso do Sul, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Além da excelente cobertura vacinal na segunda campanha do ano, São Paulo conseguiu aumentar o número de vacinações assistidas. Nesses casos, técnicos da CDA acompanham a imunização nas propriedades, para verificar se a aplicação e o armazenamento das doses estão sendo feitos de forma correta.

De acordo com Debiazzi, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Defesa Agropecuária têm trabalhado para que São Paulo seja uma zona livre de febre aftosa, sem necessidade de vacinação, o que permitirá a abertura de novos mercados internacionais para a carne e o leite produzidos no território paulista. “Desde 1996 não temos foco de febre aftosa em São Paulo. Não temos a circulação do vírus no Estado. Por isso, estamos fortalecendo nossa vigilância para alcançar essa conquista, a retirada da vacinação obrigatória, em breve”, declarou.

BRUCELOSE

Paralelamente a campanha contra a febre aftosa, o Estado de São Paulo registrou novo recorde anual de cobertura vacinal contra a brucelose. Ao todo, 97,02% das fêmeas bovídeas – bovinas e bubalinas –, com idade entre 3 a 8 meses, foram imunizadas no território paulista, superando o índice do ano anterior que foi de 95,71%, segundo o balanço da SAA.

Conforme os números divulgados, a região de São João da Boa Vista registrou um índice de vacinação acima da estadual, com a imunização de 99,26% do rebanho abrangido nesta etapa – o que corresponde a 12.451 animais. De acordo com os dados computados,a região sanjoanense contabilizava 12.544 fêmeas bovídeas com idade entre 3 a 8 meses no segundo semestre de 2021.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here