Região sanjoanense é o foco das ações de Luiz Fernando

Por Bruno Manson

Engajado em diversas frentes, o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT-SP) é um dos nomes que mais tem ajudado a região sanjoanense. Em entrevista ao O MUNICIPIO, o parlamentar fez um balanço de seu trabalho e destacou as principais ações que tem atuado. “Sempre tive um olhar muito especial, seja para São João da Boa Vista, seja para Águas da Prata. Tenho uma gratidão e comprometimento com essas duas cidades”, citou.

Ao longo desses anos junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado foi responsável pela canalização de vários recursos. Para São João, destinou o total de R$ 250 mil em emendas para a Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros, além de direcionar R$ 170 mil para a reforma do Theatro Municipal, RS 150 mil para a compra de um veículo ao Centro de Atendimento ao Adolescente e Criança com Humanismo (Caach) e mais R$ 100 mil para a restauração do Espaço Cultural Luiz Gama.

Luiz Fernando: “Sempre tive um olhar muito especial, seja para São João, seja para Águas da Prata” (Arquivo/Alesp/José Antonio Teixeira)

ESTÂNCIA HIDROMINERAL

Águas da Prata também esteve no foco do parlamentar. A cidade recebeu o total de R$ 250 mil em emendas para custeio à área da Saúde, além de R$ 90 mil para a aquisição de uma ambulância e R$ 40 mil para a compra de equipamentos hospitalares. A estância hidromineral ainda foi contemplada com R$ 400 mil para a construção do Velório Municipal, R$ 300 mil para obras no Parque Estadual e R$ 50 mil para a troca do piso da Escola Estadual ‘Prof. Thimóteo Silva’.

TRÂNSITO

Paralelo a isso, Luiz Fernando tem participado ativamente da discussão para a construção de um anel viário de Águas da Prata, visando tirar o trânsito de veículos pesado da região central da cidade. “Se tirarmos este trânsito pesado do Centro, iremos atrair turistas novamente”, afirmou. “Tem sido uma luta muito intensa, mas nós temos a esperança agora de conquistar também este trevo da Unesp [em São João], como este anel viário e outras melhorias para a região”, acrescentou.

SERRA DA PAULISTA

Atento às reivindicações da Associação Amigos da Serra da Paulista (AASP), Luiz Fernando tem buscado alternativas para as demandas dos produtores locais junto a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e intermediou, junto à Renovias, a doação de material fresado para as estradas rurais desta região turística sanjoanense.

INTERNET

Outro problema que o deputado tem buscado solução é para a melhoria das conexões de internet. “Estamos organizando uma agenda com as operadoras de celulares que prestam serviços na região para discutirmos a melhoria dos sinais de internet, mas principalmente na zona rural. Neste momento de pandemia, em que as pessoas precisam desse tipo de serviço, notamos, a partir de várias reclamações, de que há vários pontos em que o sistema não chega”.

DEMANDAS REGIONAIS

Ano passado, Luiz Fernando liderou uma audiência pública virtual para tratar das constantes quedas de energia elétrica em São João e Águas da Prata. Na ocasião, também estiveram presentes representantes de Aguaí e Vargem Grande do Sul, cidades que também têm sofrido com este problema, além de representantes da Elektro Neoenergia para buscar uma solução a este problema. “Conseguimos um grande investimento, com a troca de transformadores, melhorias nas redes e manutenção constante”, observou.

Já em audiência com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Renovias, o parlamentar tratou de melhorias para a vicinal que liga Águas da Prata – desde a Cascata, passando pelo distrito de São Roque da Fartura –, São João e Vargem Grande do Sul.

INCÊNDIOS

De acordo com Luiz Fernando, além das demandas existentes, uma de suas preocupações é em relação aos grandes incêndios que atingiram a Serra da Paulista e o Bosque Estadual em Águas da Prata nos últimos anos. Em 2020 e 2021, ele acompanhou as ações de combate às chamas junto com o irmão, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP).

“Estamos preocupados com a questão ambiental em nossa região e ajudando no diálogo com vistas ao reflorestamento da Serra da Paulista, além da preservação do bosque e outros pontos turísticos”, concluiu.