Por Bruno Manson
[email protected]
Difundir a pesquisa científica em linguagem lúdica e acessível para estudantes das escolas municipais de São João da Boa Vista. Este é o objetivo do Projeto ‘Eu quero muuuuito saber’, uma proposta inédita que será lançada na segunda-feira (21), às 17h30, no Espaço Cultural Cidade das Artes – antiga Ceagesp -, no bairro São Benedito.
A iniciativa é fruto da parceria entre o Centro Universitário UniFAE, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propeq), e a Prefeitura, por intermédio do Departamento de Cultura. Todo o conteúdo, em vídeo, será produzido pelo Setor de Audiovisual da instituição de ensino, com supervisão de criação da professora Laura Rezende Franco.
“Este projeto nasceu da necessidade de popularizar a ciência para o público infantil, visando despertar a curiosidade das crianças por meio da produção de conteúdos científicos densos, mas apresentados de forma leve e criativa”, afirmou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.
IMPORTÂNCIA
A parceria com a Prefeitura de São João surgiu da adesão imediata do Departamento Municipal de Cultura ao projeto, conforme explicou o diretor da Pasta, João Guilherme Pellegrini. “Acredito que quando se fala em cultura, muitas vezes somos levados a pensar em arte, eventos e manifestações. Normalmente se esquece que a cultura está ligada a tudo que é produzido pelo ser humano. E a ciência é um retrato do avanço da humanidade, portanto, um retrato da nossa cultura”, ponderou.
“Desenvolver esta concepção nos jovens desde a idade escolar é contribuir para o desenvolvimento da nossa cultura na sua forma mais plural”, concluiu.
TEMAS
A primeira temporada do projeto “Eu quero muuuuito saber” abordará o que há por trás dos fogos de artifício, pressão, robôs e cicatrização. Segundo a Propeq, estes assuntos são de interesse da comunidade e servem para aguçar a curiosidade do público infantil em relação ao método científico aplicado em cada processo.
YOUTUBE
Visando a universalização do acesso ao projeto “Eu quero muuuuito saber”, a Propeq decidiu disponibilizar todos os vídeos em seu canal no YouTube, para que escolas e demais atores envolvidos com a educação infantil, em todo o país, possam acessar os materiais e utilizá-los em sala de aula ou em outras abordagens educativas. O vídeo inicial traz uma breve apresentação da infraestrutura do UniFAE e um resumo dos objetivos propostos.