Como planejar orçamento e não criar contas desnecessárias

Por Ignácio Garcia

Com o início de um ano ainda muito incerto, devido aos desdobramentos da pandemia, muitos preocupam-se em formas de melhor organizar o orçamento. São muitas contas que precisam ser planejadas: matrículas, material escolar, IPTU, IPVA e licenciamento fazem parte da lista de contas.

“O somatório pode pesar no bolso e se não tomar cuidado, as contas acabam ficando atrasadas e os juros são altos. Se não for possível pagar à vista todas as contas de começo de ano, avalie quais delas são prioritárias e valem mais a pena pagar de uma só vez e quais podem ser parceladas”, alertou Gisele Guimarães, professora da área de gestão e negócios do Senac São João da Boa Vista.

IPVA: neste ano, proprietários de veículos do Estado de São Paulo terão imposto parcelado em até cinco vezes (Reprodução/Via Google)

Outro ponto ressaltado pela docente é sobre as compras feitas por impulso. “No início do ano é comum as lojas fazerem liquidações, mesmo com bons descontos é preciso avaliar se aquele item é realmente necessário ou se essa compra está sendo ocasionada pelo desejo de pagar menos por determinado produto. Se for uma boa compra, pesquise e compare os valores e, mesmo com bons descontos, converse com o gerente e procure melhorar ainda mais as condições de pagamento. Caso veja promoções na internet, lembre-se de calcular junto o frete para não ter surpresas desagradáveis”, ensinou.

Pensando em ajudar neste início de ano, a docente sugere algumas dicas que podem contribuir para amenizar o impacto na sua renda, levando em consideração as principais contas que precisam ser quitadas no início do ano.
IPVA

A novidade que gera alívio para muitos neste início de ano é que pela primeira vez o IPVA poderá ser parcelado em até cinco vezes. No Estado de São Paulo, os proprietários de veículos usados que quitarem o imposto antecipadamente, em cota única, em janeiro, tiveram desconto de 9%. Para os que pagarem o tributo integralmente em fevereiro, ou preferirem parcelar, a redução será de 5%. Para os donos de veículos 0 km, o desconto continuará de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal, e os que preferirem também poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto.

MATERIAL ESCOLAR

Em fevereiro voltam às aulas e algumas crianças divertem-se comprando material com os pais, porém, a primeira dica de Gisele é não levar os filhos. “Temos que ser realistas. As crianças influenciam nas compras”, lembrou. Outro ponto citado é a pesquisa e a cotação de valores. “É muito importante ter tempo para pesquisar a diferença de preço entre as lojas. São João da Boa Vista é muito grande, [e] alguns itens chegam a custar o dobro do valor entre um lugar ou outro, comparando o mesmo item, marca e qualidade. Faça com tempo para ter o cuidado de observar qualidade, custo e benefício, por exemplo, as vezes não compensa um lápis de cor mais barato se não conseguimos apontar. Também observe itens diferenciados, algumas escolas pedem material para aulas como de culinária ou de ateliê que não serão encontrados em papelaria”, recomendou.

IPTU

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste imposto são emitidos pela Prefeitura de São João até março, mês de vencimento da primeira parcela. “Os valores para pagamento à vista e parcelado não são muito diferentes, você terá a tranquilidade da liquidação e o fato de não ter mais a preocupação por esta despesa ao longo do ano. Para te ajudar a se programar, a Prefeitura disponibiliza uma ferramenta para consulta pelo Portal, assim é possível consultar os valores que serão devidos e você pode estudar a melhor opção dentro da sua renda”, disse.

Vale lembrar que o IPTU é um tributo que incide sobre a propriedade imobiliária, incluindo todos os tipos de imóveis – residências, prédios comerciais e industriais, terrenos e chácaras de recreio. Caso o contribuinte tenha um terreno sem construção, ele deverá pagar o Imposto Territorial Urbano (ITU) no lugar do IPTU.