Autoridades definem medidas para coibir motos barulhentas

Por Bruno Manson

Na noite de segunda-feira (24), a Câmara Municipal promoveu uma reunião pública para discutir os casos de perturbação do sossego que vem ocorrendo em São João da Boa Vista. Alvo de muitas reclamações, o barulho gerado pelas motos com descarga livre ou com escapamento com características alteradas esteve no foco do debate.

Sob o comando do presidente da Casa de Leis, Bira (PL), o encontro teve a presença do capitão André da Costa Vieira Ciampone, comandante da 1ª Companhia do 24° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), além do diretor de Segurança e Trânsito, Ulisses Brandão Ribeiro, vereadores e moradores de diferentes bairros.

Na ocasião, os edis fizeram vários questionamentos e sugestões, ampliando o debate em torno do tema. Já os munícipes presentes aproveitaram a oportunidade para expor os problemas enfrentados e cobraram ações mais enérgicas.

Reunião: capitão Ciampone (à dir.) destacou importância da atividade delegada em São João (Divulgação/Câmara Municipal)

PANORAMA

Durante a reunião, Ciampone relatou que, com a pandemia, muitos jovens passaram a concentrar-se no Distrito Industrial. Com a intensidade das fiscalizações e ações da PM, muitos deles passaram a se reunir em outros pontos da cidade e, consequentemente, as reclamações de perturbação do sossego aumentaram.

O capitão destacou que entre 1º de janeiro até o dia 24, a corporação realizou 305 Autos de Infração, dos quais 170 eram em motocicletas com irregularidades. “O trabalho da Polícia Militar vem sendo feito e muito bem feito, com o apoio da Prefeitura, por meio da atividade delegada. Se não fosse isto, talvez nós não teríamos este resultado porque São João cresceu muito”, afirmou.

MEDIDAS ADOTADAS

O debate prosseguiu com as autoridades destacando as ações que já estão sendo realizadas e novidades previstas para as próximas semanas e meses, com intuito de coibir abusos que geram incômodo à população, especialmente nas imediações das avenidas Dr. Durval Nicolau, Dona Gertrudes e Dr. Octávio da Silva Bastos.

Em comum acordo, conforme foi discutido na reunião, a Câmara apresentará requerimentos solicitando aumento na atividade delegada da Polícia Militar, assim como a proibição de estacionamento em determinados locais e horários. Paralelo a isso, o Poder Legislativo reivindicará o retorno do atendimento 190 diretamente em São João, uma reivindicação que também foi solicitada na ocasião. Outras questões apresentadas pelo público foram encaminhadas para análise do Jurídico para sequência das sugestões.