Brigada do Barranco conquista prêmio com projeto ambiental

Por Ignácio Garcia
[email protected]

Os projetos vencedores do Prêmio Os Movimentos das Cidades foram conhecidos pela agência Virtù, na semana passada, e uma proposta de Águas da Prata também foi contemplada e figurou entre as dez cidades do interior paulista a terem projetos premiados.

Na estância hidromineral, a proposta de prevenção e combate a incêndios florestais, desenvolvida pelo grupo Brigada do Barranco e que integra voluntários independentes e apartidários, foi a campeã no quesito meio ambiente, área que se fez presente entre os projetos selecionados. A proposta, assim como as demais contempladas, receberá R$ 10 mil, mais consultoria para desenvolver a ação.

O intuito do projeto idealizado e desenvolvido pelo Brigada do Barranco é capacitar grupos de jovens e crianças para atuarem como parceiros multiplicadores e, eventualmente, futuros brigadistas de combate aos incêndios florestais, por meio de atividades preventivas, de conscientização e educação ambiental para a formação de um grupamento especial de Brigada Ambiental Mirim.

“A Brigada do Barranco acredita na mudança e trabalha criando estratégias e ações para a preservação do meio ambiente. Receber o Prêmio Os Movimentos das Cidades confirma que, através da educação e conscientização, podemos transformar nossa realidade.”, afirmaram Michele Soares e Carolina Queiroz, respectivamente, presidente e assessora do grupo Brigada do Barranco.

Foram 367 inscrições de projetos sociais indicando caminhos para superar os desafios urbanos de dez municípios do interior de São Paulo.

Com apoio do Grupo CCR e criado também em parceria com a organização suprapartidária Centro de Liderança Pública (CLP), o prêmio mobilizou moradores, ONGs e empresas das cidades de Águas da Prata, Avaré, Bragança Paulista, Barueri, Campinas, Itapeva, Louveira, Osasco, Sorocaba e Tatuí para pensar em melhorias locais.

Os vencedores foram anunciados no site.

Grupo: alguns dos voluntários que integram a equipe Brigada do Barranco (Fotos: Reprodução/Facebook/Brigada do Barranco)

EVENTO

Nesta sexta (28), esses projetos foram premiados em evento apresentado pelo jornalista Marcelo Tas, na sede da CCR, em São Paulo (SP).

Após a premiação, o projeto vencedor de cada cidade receberá dois meses de mentoria com especialistas para auxiliar na implementação da proposta e resultados dos projetos. Para finalizar, os projetos serão apresentados em evento na sede da CCR, em março, também por Marcelo Tas.

ALGUNS DOS DEMAIS PREMIADOS

A cidade de Bragança Paulista foi a cidade que teve o maior número de inscritos: 74. Entre as iniciativas, foi selecionada a do morador Edson Meris, com o título Roda de Rima, que busca alcançar jovens que estão em contato com a violência e drogas. O projeto propõe desenvolver a reflexão social por meio da música e conscientizar sobre a importância do respeito aos direitos e deveres em sociedade.
Em Avaré, o projeto SoltaVoz, podcast criado por Kaue Dos Santos e Henrique Timoteo, também busca melhorar a cidade por meio da cultura. A ideia é trazer os fenômenos da cidade (artistas, músicos, professores, trabalhadores, influencers, delegados e outros) que possam auxiliar a população, oferecendo desde dicas para arrumar emprego, escolher escolas, ter voto consciente, conhecer artistas locais a, até mesmo, como salvar vidas.

Em Campinas, o morador Rodrigo Alves de Godoi, venceu com o projeto Reviva Campinas apostando na revitalização de parques, praças e mobilidade de cidade. Em Itapeva, Josoel Borges, Edvan Proença e Silviano Antunes querem criar um projeto que capacite o cidadão que busca emprego voltada exatamente com as necessidades dos empresários é o Focalização Inteligente.

A saúde não ficou de fora. Em Louveira, a moradora Larissa Vieira Scomparim venceu ao inscrever o projeto Vacinação em Ação, que propõe realizar palestras para incentivar a participação da população nas campanhas de vacinação.

A proposta de Fábio Rogério de Oliveira, na cidade de Sorocaba, é de mostrar a fotografia como processo terapêutico que além de resgatar a autoestima ainda pode promover debates sobre temas do cotidiano é o Fotografia Terapêutica.

Em campo: voluntários atuaram no combate aos incêndios na serra de Águas da Prata nos últimos anos
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here