Paulo Teixeira presta contas dos recursos enviados a São João

Por Bruno Manson

Ao longo desta semana, o deputado federal Paulo Teixeira (PT) cumpriu uma extensa agenda na região, reunindo-se com autoridades locais, representantes de instituições e correligionários. Em entrevista exclusiva ao O MUNICIPIO, o parlamentar falou dos investimentos destinados a São João da Boa Vista, prestando contas à população sobre o trabalho que vem desenvolvendo em prol da cidade, além de comentar sobre o atual panorama político.

Nos últimos quatro anos, Teixeira foi responsável por direcionar mais de R$ 1,3 milhão para o município. E a área da Saúde está entre as prioridades. Para a Santa Casa Dona Carolina Malheiros, o deputado destinou uma emenda de R$ 600 mil, a qual será utilizada na compra de arco cirúrgico, um aparelho de raio-x portátil e um vídeo laringoscópio – que é considerado a solução ideal para intubação de pacientes com vias aéreas difíceis. Ele ainda tem participado das tratativas com o Ministério da Saúde para a criação da UTI Neonatal junto a instituição.

Diante da alta dos casos de Covid-19 no município, o parlamentar reivindicou junto ao governo estadual a destinação de mais testes para São João.

Paulo Teixeira: busca de verbas para áreas da Saúde e Educação estão entre as prioridades do parlamentar (Pedro Souza/O MUNICIPIO)

EDUCAÇÃO

Na área da Educação, Teixeira destaca a emenda de R$ 200 mil que destinou ao campus sanjoanense do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Por meio deste montante, a unidade conseguiu implantar uma usina fotovoltaica, a qual será inaugurada nos próximos meses.

Paralelo a isso, o deputado solicitou recursos para a compra do mobiliário do auditório da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e também pleiteia investimentos para o UniFAE (Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino).

LAZER

Atendendo a uma reivindicação do diretório municipal do PT, Teixeira encaminhou uma emenda de R$ 200 mil para a implantação do Parque de Lazer Prefeito Gastão Cardoso Michelazzo, na área que abrigava o antigo Pátio Centralizador de Serviços, na região do Mantiqueira. O recurso está no Orçamento da União e a administração municipal deverá seguir os devidos trâmites para a obtenção.

Além disso, ele também tem participado das tratativas para a implantação de uma ciclovia entre São João e Águas da Prata, sua cidade natal.

SERRA DA PAULISTA

A Serra da Paulista também está no foco do trabalho de Teixeira. O deputado destinou R$ 300 mil para a implantação da sinalização de trânsito da estrada municipal e tem participado de audiências com a Elektro para garantir estabilidade no fornecimento de energia às propriedades rurais existentes no local.

Junto com o irmão, o deputado estadual Luiz Fernando (PT), o parlamentar tem reivindicado junto a Secretaria Pública de Segurança (SSP) a criação de um posto policial e a instalação de câmeras de monitoramento na região.

ÁGUAS DA PRATA

Teixeira também tem ajudado Águas da Prata, onde participa da discussão sobre o anel viário e das tratativas para o reflorestamento do Parque Estadual, devido aos incêndios ocorridos nos últimos anos.

Ele ainda tem buscado recurso para ações de combate e prevenção das queimadas e a aquisição de um veículo para a contenção do fogo.

Além disso, o deputado encaminhou uma emenda para a construção de uma pista de skate na Estância Hidromineral e tem reivindicado a manutenção das vias que levam às áreas turísticas, como o Pico do Gavião, por exemplo.

“Acho que a eleição será para tirar o Bolsonaro. Será um voto de protesto”, afirma parlamentar

Com a aproximação das eleições – programadas para o dia 2 de outubro –, Paulo Teixeira avalia que o cenário atual mostra uma grande insatisfação da população com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e uma expectativa de mudança do governo federal.

“Eu sinto que muitos que votaram no Bolsonaro na eleição passada se arrependeram, porque ele nada entregou e a situação hoje está muito pior do que estava em 2018, quando se candidatou”, afirmou o parlamentar. “Há uma situação de total descontentamento. Acho que a eleição será para tirar o Bolsonaro. Será um voto de protesto”, pontuou.

De acordo com ele, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma forte aceitação popular, o que lhe dá grandes chances de vencer a disputa eleitoral. “Há uma memória muito positiva do governo Lula e ao mesmo tempo há o entendimento que a condenação e prisão dele foi política. Foi para tirá-lo das eleições de 2018”, afirmou. “O Lula vem com força, com muita força”, declarou o deputado.

PROTAGONISMO

Apesar do cenário favorável ao PT, Teixeira afirma que a militância e os aliados devem trabalhar para alavancar a candidatura do ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) ao governo do Estado e também dos deputados do partido. “O Lula tem que ser eleito com uma bancada de federais que vão ajudá-lo a governar e a fazer o melhor para o Brasil”, disse.

Em uma eventual vitória petista, Teixeira afirma que poderá contribuir com o governo federal e também a ajudar ainda mais a região sanjoanense.

“Eu, como deputado federal, já no quarto mandato, com a experiência que tenho, acho que terei uma importância muito grande no Congresso Nacional, pois poderei ajudar o Lula a desenrolar questões importantes”, avaliou o parlamentar.