“Tem tempo ainda”, diz Nelson Nicolau sobre eleições 2024

Por Bruno Manson

Teve grande repercussão nos meios políticos o anúncio da saída do ex-prefeito Nelson Mancini Nicolau do MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Em entrevista concedida ao O MUNICIPIO, o ex-chefe do Poder Executivo sanjoanense falou sobre a decisão, analisou o atual cenário político e comentou sobre suas perspectivas.

Ao longo de sua trajetória, ele foi vereador e prefeito de São João da Boa Vista, foi deputado estadual pelo PMDB por duas legislaturas seguidas, elegeu-se à Constituinte e também foi secretário da Agricultura e Abastecimento durante o governo de Franco Montoro. “Tudo é uma etapa vencida”, avaliou Nelson ao falar sobre sua saída do partido, o qual foi um dos fundadores. “Participava nas lutas, nas conquistas e nas derrotas durante a ditadura. Isso foi uma história. Eu tinha um vínculo muito forte com essa história: a luta do MDB pela redemocratização do país”, observou. “Essa etapa já foi. É um ciclo vencido”, concluiu o ex-prefeito.

Apesar da decisão, ele afirma que mantém um bom contato com o deputado federal Baleia Rossi (MDB), presidente nacional da sigla e que ajudou a aprovar o projeto da Lei Rouanet para a Orquestra Jazz Sinfônica.

Nelson Nicolau: “Neste momento quero estar livre de amarras partidárias, pessoais, de ter que dar satisfação ou até me omitir de falar por gerar constrangimentos” (Reprodução/Redes Sociais)

POLÍTICA

Ao falar sobre o atual panorama político, Nelson se mostrou preocupado. “Hoje, apesar de ter amadurecido muito e vivido muito, me espanta o que a gente está vivenciando, principalmente na política. Uma radicalização muito forte, todo mundo destilando ódio ao invés de procurar o debate, o consenso, sentar e discutir as coisas”, disse. “A gente está vendo uma polarização inconsequente e isso é muito ruim para o país […] Neste momento quero estar livre de amarras partidárias, pessoais, de ter que dar satisfação ou até me omitir de falar por gerar constrangimentos. Eu não quero ser patrulhado. Eu quero estar com a liberdade de estudar, conviver com pessoas que têm a mesma preocupação que tenho. Livre para poder estudar, analisar, descansar um pouco também, e poder tomar posições independentes”, declarou o ex-chefe do Executivo.

Outro ponto observado por ele é que maioria dos partidos passaram a ser instrumentos de defesas de interesses estritamente pessoais das cúpulas. “Não se conversa mais com a base. Não se ouve a base. Não se vê o que ela está pensando”, criticou.

HIPÓTESE DESCARTADA

Questionado sobre a possibilidade de se candidatar novamente a deputado, Nelson descarta essa hipótese. “Neste momento eu não poderia ser candidato. Embora meus processos tenham sido todos extintos, isso para mim é a grande alegria, pois mostra que eu não tinha feito absolutamente nada errado, ainda há a Lei da Inelegibilidade”, explicou.

“Já fui deputado por dois mandatos, já fui secretário de estado e quero dizer com toda a ênfase que não tenho estômago para a política lá pra cima. Não tenho estômago para ficar com discussões estéreis e vendo que pouca gente realmente quer mudar as coisas”, afirmou o ex-prefeito.

“Eu gosto do Executivo, mas do Executivo de cuidar da terrinha da gente. Sou apaixonado por São João. Acho que minha formação vai muito na direção do municipalismo, da consciência de que as coisas acontecem no município. O Montoro já dizia: ‘As pessoas moram no município, não moram no Estado e nem na União’. É aqui que as coisas acontecem”, frisou.

2024

Ao ser indagado sobre uma eventual candidatura a prefeito para as eleições de 2024, Nelson é categórico: “Tem tempo ainda. Se eu não cansar desse período sabático, pode ser… [risos] Mas acho que, inclusive não vai ser tão fácil, porque vou ter que procurar um partido, né”, comentou.

No entanto, ele destaca que não pretende ingressar em nenhuma legenda atualmente. “Deixei claro que estou saindo e, neste momento, não devo ir para partido nenhum. E outra, foi tão recente que muita gente ainda não está sabendo”, concluiu.

Assine O MUNICIPIO impresso ou digital

WhatsApp: (19) 9.8332-0607