Centro Covid é mantido após aumento de casos de coronavírus e Influenza em São João

Centro de Enfrentamento à Covid-19 está localizado à rua Ademaro Andrade Nogueira, ao lado da Unidade Básica de Saúde do Jardim São Paulo (Divulgação/Prefeitura de São João)

Por conta do aumento considerável de síndromes gripais (Covid-19 e Influenza) nos últimos dias, a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (DEM) decidiu manter em funcionamento o Centro de Enfrentamento à Covid-19, localizado à rua Ademaro Andrade Nogueira, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim São Paulo. O local de testagem é separado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Conrado, que, neste domingo (2), enfrentou alta demanda por atendimentos, segundo relatos de moradores.

A decisão pela manutenção do Centro Covid ocorreu na manhã de quinta-feira, 30 de dezembro. À tarde, o Departamento Municipal de Saúde reuniu-se com todos os responsáveis ligados ao Centro Covid, à UPA e Santa Casa Dona Carolina Malheiros, para informar a manutenção dos trabalhos.

Na ocasião, também ficou acertado que a Santa Casa manterá a ala de Enfermaria com 10 leitos. O contrato será renovado por mais 90 dias. Casos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão encaminhados para o hospital de referência de Casa Branca (SP).

Manutenção do Centro Covid foi definida em reunião na quinta-feira, dia 30 de dezembro (Divulgação/Prefeitura de São João)

Na quarta-feira passada, a Prefeitura de São João chegou a noticiar que o Centro Covid seria encerrado na sexta (31) – decisão tomada há cerca de dois meses, em virtude da melhora nos números de casos, internações e óbitos, de agosto até meados de dezembro.

“A decisão em fechar o Centro Covid foi tomada no início de novembro com outra perspectiva. Baseado nos números que temos hoje [semana passada], decidimos que manter o local separado da UPA seria o melhor para a população”, explicou a prefeita.

Nesta segunda-feira (3), o Departamento de Comunicação Social da Prefeitura também informou que Teresinha chegou em São João da Boa Vista neste domingo (2), após realizar teste para Covid no sábado (1º), com resultado negativo.

A prefeita era uma das passageiras do navio de cruzeiro MSC Preziosa, embarcação em que pelo menos 28 pessoas – 26 passageiros e dois tripulantes – foram diagnosticadas com o novo coronavírus e estava atracada no Rio de Janeiro (RJ) até esta segunda pela manhã.

“[…] Passou por teste de Covid no sábado e deu negativo. Já está trabalhando normalmente. Ela [prefeita] não esteve em contato com os infectados”, comunicou a Pasta ao O MUNICIPIO.

Por conta do recente aumento de infecções na cidade, a administração municipal segue reforçando o apelo à população para que mantenha o distanciamento social, a utilização correta de máscaras – cobrindo nariz e boca – e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.

Especificamente neste domingo (2), a reportagem flagrou inúmeras pessoas sem máscaras circulando pelas principais praças centrais, demais ruas e avenidas da cidade, sem que haja fiscalização quanto ao cumprimento do protocolo sanitário.

Nesta segunda (3), o Departamento de Saúde deve divulgar novo boletim com um balanço dos recentes casos de Covid registrados em São João, bem como os números da vacinação.

ÚLTIMO BOLETIM

O Departamento Municipal de Saúde divulgou último boletim com casos da Covid-19 na quinta-feira (30). Pelos dados, de terça-feira (28) até a data da divulgadção, foram registrados 50 novos casos positivos da doença.
Ao todo, havia 146 pessoas positivadas em casa, além de outros 166 monitorados com sintomas gripais leves. Na oportunidade, duas pessoas estavam hospitalizadas na Santa Casa Dona Carolina Malheiros, sendo uma na Enfermaria e outra na UTI.
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here