Minas da fé e das estâncias hidrominerais

Por Reinaldo Benedetti
[email protected]

‘Desbravar’ o interior de Minas Gerais de carro é uma excelente alternativa para quem deseja uma viagem tranquila, com lindas paisagens e gastronomia das mais saborosas. Além, é claro, de ter a oportunidade de cruzar diversos municípios sem pagar pedágios, o que torna a viagem mais barata.

Em edições recentes, O MUNICIPIO mostrou as riquezas de uma região importante de Minas Gerais: São João Del Rei e Tiradentes. Naquelas cidades, a história de Minas é estampada nas ruas e imóveis preservados. Igrejas revestidas de ouro e com obras de Aleijadinho marcam essas cidades, que também trazem uma combinação perfeita: a bela paisagem, entre as ‘montanhas’ verdes e um centro gastronômico invejável.

“Mãe dos Pobres”: primeira beata do sul de Minas Gerais, Nhá Chica é venerada em Baependi (Fotos: Reinaldo Benedetti)

Mas Minas Gerais é bastante eclética e possui diversas atrações turísticas, entre elas a religiosa e as estâncias hidrominerais. Na vocação religiosa, uma cidade destaca-se: Baependi. Já chegando no circuito das águas mineiro, a pequena cidade, de cerca de 18 mil habitantes, ‘carrega’ a fé em uma pequena senhora, filha de ex-escrava e a primeira beata do sul de Minas Gerais, oficialmente declarada beata pela Igreja Católica em 2013: Nhá Chica.

A candidata a santa teve uma vida dedicada a missão e passou seus dias aconselhando e cuidando de todos que procuravam pela ajuda dela. Ganhou, assim, o título de “Mãe dos Pobres” por seus atos de caridade e sua humildade na forma de viver.

Francisca de Paula de Jesus nasceu em meados de 1810, em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João Del Rei, e morreu em 1895, aos 85 anos.

Em Baependi está localizado o Santuário Nossa Senhora da Conceição, onde ficam os restos mortais de Nhá Chica, a imagem de Nossa Senhora usada por ela, a casa onde morou, objetos pessoais da religiosa, entre outras curiosidades. A estrutura da cidade não é muito boa para receber turistas, tendo poucos restaurantes e hotéis. Mas alguns municípios bem próximos são ótimos para viajar com a família, com excelente rede hoteleira.

CAXAMBU

A estância hidromineral de Caxambu está a menos de 10 minutos de Baependi e um roteiro interessante é passar o dia no Santuário da Nhá Chica e depois partir para dormir na cidade vizinha.

Caxambu é destino certo para família inteira, levar crianças e até mesmo os mais idosos. A estância é cercada de áreas verdes, com clima aconchegante e faz parte da Serra da Mantiqueira e dos Circuitos das Águas de Minas Gerais.

Atrativo: centro de Caxambu traz boas opções de restaurantes

Na cidade está localizado o Parque das Águas, um espaço belíssimo com águas minerais e diversos jardins que deixam o lugar ainda mais agradável. Por lá é possível beber águas medicinais, visitar o balneário hidroterápico, piscinas de águas minerais, além do teleférico, o mirante do morro de Caxambu e a igreja de Santa Isabel.

As lojas de artesanatos são outro atrativo aos visitantes, em especial pelo trabalho com tecidos, além dos comércios de doces e queijos. A noite em Caxambu é bastante agradável, com bons restaurantes em um centro bem cuidado e bonito. A cidade lembra Poços de Caldas. Vale a pena visitar!

Para ver mais, assine O MUNICIPIO impresso ou digital

(19) 3633-1666

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here