Por Daniela Prado
[email protected]
Na próxima terça-feira (7) é feriado nacional no Brasil, pois foi nesta data que, em 1822, o País foi declarado oficialmente independente, deixando de ser colônia de Portugal.
Mas será que, no Sete de Setembro, todos vão se lembrar de que “Do universo entre as nações, resplandece a do Brasil”? Os brasileiros ainda são “Brava gente”, que merece os “Parabéns”?

A historiadora Valéria Torres faz algumas análises a respeito desta data e, em primeiro lugar, lembra que o processo de independência no Brasil foi sui generis, isto é, quem empreendeu nossa independência foi a Metrópole Portugal, que se transferira para o Brasil (desde 1808) em função das Guerras Napoleônicas na Europa.
“Sendo assim, quando nas Américas começaram a eclodir as Guerras de Independência, no início do século XIX (à exceção dos Estados Unidos que fizeram sua independência em 1776), todas as revoluções de independência foram por meio de revoltas armadas, exceto o Brasil, que era sede do governo português. E D. João VI, rei de Portugal, articulou a separação da colônia e metrópole por meio de um acordo, para que seu filho Pedro ficasse com o trono brasileiro”, esclareceu.
Para ver mais, assine O MUNICIPIO impresso ou digital
(19) 3633-1666




