Professores e policiais manifestam sobre anúncio de vacinação

Polícia: expectativa é de vacinar 180 mil pessoas da área de segurança (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Após o anúncio do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), na quarta-feira (24), sobre a vacinação contra a Covid-19 de policiais e professores em todo o Estado, os setores envolvidos de São João comemoraram a decisão.

Doria comunicou que a imunização de policiais começa no dia 5 de abril e a de educadores uma semana depois, no dia 12.

No caso dos educadores, serão vacinados profissionais a partir de 47 anos da rede pública e privada, com prioridade para os profissionais da educação básica.

A expectativa é de vacinar 350 mil pessoas da área de educação e 180 mil da área de segurança.

EDUCAÇÃO

De acordo com a diretora Eloísa Matielo, responsável pelo Departamento de Educação, é fundamental a garantia da saúde dos profissionais da área educacional.

“Os professores circulam em vários meios e têm contato diário com todos os alunos. Pensar no professor é pensar na educação. Os professores ficaram felizes pelo atendimento à categoria, mas ao mesmo tempo frustrados por não contemplar a todos os profissionais”, afirmou.

Lucinda Noronha é professora de Língua Portuguesa dos ensinos fundamental e médio do Colégio Externato São João da Boa Vista. Ela comentou sobre o pronunciamento do governador na quarta-feira.

“Sabemos que foi uma decisão tardia tendo em vista que a educação, sendo posicionada como serviço essencial, deveria ocupar um lugar de maior prioridade na garantia da vacinação. É preciso ressaltar que a vacinação ocorrerá por faixa etária e ainda deixa de contemplar os professores universitários. Sendo assim, avançamos num aspecto, mas continuamos retraídos em outro. Eu, como representante da minha classe, não me darei por satisfeita enquanto todo o pessoal ligado à educação não for vacinado”, disse Lucinda.

A reportagem apurou que um grupo de professores está defendendo o retorno às aulas presenciais, com segurança. Eles criaram um abaixo-assinado com a finalidade de imunizar todos os profissionais envolvidos na vida escolar. Para assinar a petição o link é o peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR118778.

SEGURANÇA

O MUNICIPIO entrou em contato com o comandante da 1ª Cia do 24º BPM/I, capitão Ciampone, que fez questão de mencionar a importância da corporação. “A Polícia Militar do Estado de São Paulo há 190 anos presta um serviço de relevância à população paulista, presente em seus 645 municípios de forma ininterrupta”, pontuou.

Mesmo com o uso de máscaras e disponibilidade de álcool em gel em todas as viaturas, segundo Ciampone, fica notadamente clara a vulnerabilidade dos policiais militares frente ao vírus da Covid-19. “Somente na 1ª Cia foram quatro policiais militares suspeitos [com Covid-19], 12 contaminados, sendo dois internados em estado grave. É notável que a atividade policial militar é um serviço insalubre”, disse.

“É extremamente relevante a vacinação de todos policiais militares, que atuam na linha de frente, de forma ininterrupta e diuturna, prestando um serviço de extrema relevância a toda população paulista”, finalizou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here