
Por conta esgotamento de leitos para pacientes com Covid-19 na Santa Casa Dona Carolina Malheiros, em São João da Boa Vista, a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (DEM) anunciou, na tarde de sábado (27), que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Vila Conrado, vai funcionar como Atendimento Exclusivo à Covid e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim São Paulo passará a funcionar como UPA.
Já a Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Antônio dos Santos Cabral, localizada à avenida João Osório, na Vila Conrado, passará a funcionar como Hospital de Campanha, com leitos de enfermaria exclusivos para pacientes da Covid.
Teresinha também anunciou que todas as aulas presenciais, na rede pública e privada, ficam suspensas. Segundo a prefeita, cultos religiosos e missas também estão suspensas.
MUDANÇAS
Mais cedo, após o agravamento da situação na rede pública na madrugada e na manhã deste sábado (27), a prefeita Teresinha, o vice-prefeito Roberto Campos (REDE), além de representantes de departamentos da Prefeitura, Santa Casa, Unimed Leste Paulista, Polícia Militar e Ministério Público se reunirão no Departamento de Saúde para discutir mudanças e novas medidas de enfrentamento à Covid.
COLAPSO NA SANTA CASA
Segundo o O MUNICIPIO apurou extraoficialmente, no sábado, 38 pacientes estavam internados em Alas Covid na Santa Casa. Ainda segundo apuração, todos os respiradores do hospital estão ocupados e se houver a necessidade de novas intubações, não há mais respiradores disponíveis.
PRESSÃO POR LOCKDOWN
Diante dos anúncios da ampliação de leitos, crescimento do número de doentes e óbitos, tem crescido a pressão popular nas redes sociais para que a Prefeitura adote um lockdown ou um fechamento do comércio/serviços. O principal argumento é restringir de forma definitiva o contato social, visando controlar a disseminação da doença.
Em grupos de WhatsApp de empresários locais, inclusive, a ideia tem ganhado força como medida emergencial para conter a iminência da maior crise sanitária e humana, pós gripe espanhola.
A Ditadora Municipal e seu asseclas, querem decretar lockdown? Desde que ela PAGUE minhas contas, dê isenção do IPTU pelo período, ela pode fazer. Fechar tudo com seu salário (pago com os impostos que eu recolho) caindo religiosamente em sua conta bancária é fácil. Quero ver como faz com o comerciante, com o pai de família que não tem essa benesse. Como disse o presidente, se o Ditador Municipal quer fechar, tudo, então ele que pague o auxilio emergencial a quem precisa e não vá chorar no colo do presidente.