Após uma ampla investigação no final de semana, segundo a Prefeitura de São João, o Departamento Municipal de Saúde confirmou mais 413 casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) na cidade entre sexta-feira (26) e esta segunda (1º). Com este maior recorde desde o início da pandemia, em março de 2020, os contágios passaram de 3.623 para 4.036 em pouco mais de dois dias.
Na tarde desta segunda-feira (1º), mais três mortes provocadas por complicações da Covid-19 também foram confirmadas oficialmente. Com esses falecimentos, sobe para 78 o número de óbitos na cidade, sendo 74 pela Covid-19 e quatro por outras causas, mas com a presença da doença.
O 72º óbito trata-se de uma mulher de 76 anos, moradora de São João, com hipertensão arterial. Os sintomas começaram em 9 de fevereiro, sendo internada na Santa Casa Dona Carolina Malheiros no dia 12, com exame coletado no dia 14. Ela faleceu na sexta-feira (26), às 14h20.
A 73ª vítima também é uma mulher, de 75 anos e moradora de São João, com hipertensão arterial e diabetes mellitus. Os sintomas tiveram início em 18 de fevereiro, sendo internada na Santa Casa Dona Carolina Malheiros no dia 24, com exame coletado no dia 25. Ela faleceu na sexta-feira (26), às 16h.
O último óbito do final de semana (74º) novamente é de uma mulher, de 52 anos, moradora de São João, com diabetes mellitus e fumante. Os sintomas começaram em 15 de fevereiro, com exame coletado no dia 17. A internação ocorreu na Santa Casa Dona Carolina Malheiros no dia 21, mas não resistiu ao agravamento da doença e faleceu no domingo (28), à 1h.
A administração municipal de São João da Boa Vista manifesta solidariedade aos familiares e reforça o apelo à população para que siga mantendo o distanciamento social, a utilização de máscaras – cobrindo nariz e boca – e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Também evite aglomerações.