Victor Alcará é convocado para Seleção Brasileira de Natação

Convocado: atleta do Corinthians vai defender o Brasil em Sul-Americano na Argentina (Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal)

A diretoria de Natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) divulgou, na quarta-feira (27), os nomes dos atletas convocados para a Seleção Brasileira, que disputará o Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos, marcado para março, em Buenos Aires, na Argentina.

O sanjoanense Victor Alcará está entre um dos 14 selecionados na categoria masculino, para representar não só a cidade, mas também o Brasil.

O nadador, que defende o Corinthians, se destacou no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Brasil, realizado em dezembro de 2020, no Rio de Janeiro (RJ), onde subiu ao pódio duas vezes: prata no revezamento de 4×100 medley e bronze nos 100 metros nado livre.

CRITÉRIOS

Conforme os critérios de convocação, acordados com o Conselho Técnico Nacional de Natação de Alto Rendimento, foram convocados 28 atletas (14 mulheres e 14 homens) com idade inferior a 21 anos.

“A CBDA ficou bastante satisfeita pela decisão em conjunto com o Conselho Técnico Nacional de Natação de Alto Rendimento em optar por selecionar atletas que são jovens promessas da Natação brasileira que, provavelmente, estarão na disputa por vagas nos Jogos Olímpicos de 2024”, disse o diretor de Natação da CBDA, Eduardo Fischer.

MANTER A HEGEMONIA

O objetivo da Seleção Brasileira de Natação é manter a hegemonia em Campeonatos Sul-Americanos. Em 2018, no Peru, o Brasil sagrou-se campeão geral na Natação com 52 medalhas e com o melhor nadador da competição, Felipe Lima.

Agora, a missão é da nova geração, composta por nomes como Murilo Sartori, Fernanda Goeij, Rafaela Raurich, Lucas Peixoto e Maria Luiza Pessanha, que brilharam três anos atrás nesta mesma piscina, durante os Jogos Olímpicos da Juventude.

“Temos neste ano uma seleção bastante heterogênea e que vai nadar todas as provas, chegando forte também nos revezamentos. A nossa expectativa é a melhor possível e temos a certeza de que esses jovens vão fazer bonito em Buenos Aires”, completou Fischer.

Pódio: Victor Alcará conquistou duas medalhas no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação

CONVOCAÇÃO

Em entrevista ao O MUNICIPIO, Victor Alcará comentou sobre a convocação para defender a Seleção Brasileira de Natação.

“Essa é a minha primeira convocação para a Seleção Brasileira, e é um sonho de criança poder receber o uniforme e representar o Brasil. Fiquei muito feliz quando meu treinador me parou hoje [quarta-feira (27)], no meio do treino, para me dar a notícia. Não sabia e não sei até agora o quê falar. É uma sensação incrível que até agora não caiu a ficha, mas é quando começa o trabalho de verdade, treinar o máximo para estar na melhor forma possível e fazer o melhor, ainda mais que será uma competição absoluta, em ano olímpico”, falou o sanjoanense.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here