Profissionais de saúde da linha de frente terão prioridade na vacinação

Santa Casa: profissionais que atuam na linha de frente no hospital terão prioridade (Arquivo/O MUNICIPIO)

Profissionais de saúde da linha de frente no combate ao novo coronavírus (Covid-19) serão atendidos prioritariamente na primeira etapa de vacinação em São João da Boa Vista, anunciou o Departamento Municipal de Saúde.

Dos cerca de 3.200 trabalhadores da categoria, aqueles que atuam nos dois hospitais – Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros e Hospital e Maternidade Unimed -, no Centro de Atendimento e Enfrentamento à Covid e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) serão os primeiros a serem imunizados na cidade.

Apesar de ainda não haver um plano de vacinação definido pela Prefeitura de São João, a exemplo de algumas cidades da região, como Casa Branca e Mogi Mirim, a Pasta informou que São João “irá acompanhar as diretrizes e calendário de vacinação conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES)”.

Todavia, a estratégia [locais de vacinação e eventuais drive-thrus] ainda dependerá do número de doses de vacina disponibilizadas pela secretaria estadual, até o momento não divulgado.

Atendida a categoria prioritária de profissionais de saúde, em seguida, as doses para os demais serviços de saúde serão enviadas para os mesmos realizarem a vacinação. “Dependendo da definição das categorias de profissionais de saúde, os demais serão atendidos nas próprias 13 Unidades de Saúde [UBSs] do município”, garantiu Fernando Carlos Delatti, diretor Municipal de Saúde.

Ainda segundo o titular da Pasta, São João da Boa Vista conta com quantidade de seringas e agulhas suficientes para dar conta da primeira fase da vacinação. “O município já adquiriu com recursos próprios e conta, em estoque, com 65 mil agulhas do tamanho 25×7, 29 mil agulhas do tamanho 30×7 e 76 mil seringas de 3ml”, confirmou.

TESTES DE DETECÇÃO DA COVID
Delatti também revelou a quantidade de testes para detecção da Covid-19 hoje disponíveis na rede municipal.

Segundo o diretor, a prefeitura adquiriu, através de pregão, com recursos financeiros próprios do município, 4.399 testes, sendo 1.599 RT-PCR contratados junto à empresa Biochems (laboratório biogenetics da cidade de Uberlândia/MG) e 2.800 testes sorológicos por eletroquimioluminescência (Eclia) da marca Roche, com 100% de efetividade.

Até o momento, desde o primeiro dia de atuação do novo governo, foram realizados 543 testes: 65 em 4 de janeiro; 45 no dia seguinte; 43 no dia 6; 77 no dia 7; 58 em 8 de janeiro; mais 92 testes na segunda (11); 53 na terça (12), 55 no dia 13; e outros 55 testes na quinta-feira (14).