Ministério Público pede que Prefeitura endureça fiscalização

Decreto da Prefeitura de São João deve ser publicado nesta segunda-feira (18) (Reprodução/Prefeitura de São João)

O efeito das aglomerações nas festas de fim de ano já começa a se refletir no aumento de óbitos e internações nos hospitais públicos e privados de todo o território paulista. Por conta disso, o governador João Doria (PSDB) anunciou na sexta-feira (15) a reclassificação de todo o Estado para fases mais restritivas do Plano SP e oito regiões regrediram de fase de retomada econômica.

As regiões de Araçatuba, Bauru, Franca, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Taubaté passaram para a fase Laranja, enquanto Marília entrou na fase Vermelha, a mais restritiva do plano, na qual apenas atividades essenciais podem funcionar. São João da Boa Vista, porém, continuou na fase Amarela.

Com isso, dez das 17 regiões do Estado se encontram na fase Laranja, englobando mais restrições a 31% da população paulista.

ENDURECIMENTO DAS RESTRIÇÕES
Segundo informações obtidas com exclusividade pelo O MUNICiPIO, a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedrosa (DEM) editaria um decreto municipal adequando o anterior, da fase Amarela, que possuía divergências com o Plano São Paulo.

Conforme a reportagem apurou, a solicitação de adequação veio do promotor de Justiça Donisete Tavares Moraes Oliveira, que também solicitou endurecimento de restrições e a ampliação da fiscalização – especialmente em bares – para tentar evitar aglomerações.

As alterações deverão entrar em vigor na data de publicação do decreto no Jornal Oficial do Município (JOM). Neste fim de semana, a prefeita postou um vídeo nas redes sociais pedindo apoio da população e comerciantes quanto ao respeito dos protocolos sanitários (uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos com água e sabão, além do uso do álcool em gel) e garantiu que o decreto será publicado nesta segunda-feira (18).

434 casos: maior pico registrado na quinta (14) desde o início da pandemia, em março de 2020 (Reprodução/SP-Covid-19 Info Tracker)

NÚMEROS DA CIDADE EM ALTA
Segundo análise de dados do projeto SP-Covid-19 Info Tracker, consórcio mantido pela Unesp, USP e Fapesp e atualizado na quinta (14), o número de casos ativos em nossa cidade atingiu 434 – uma alta de 28,02% somente nos últimos sete dias. Os casos confirmados cresceram 8,85%; os internados 100% e os óbitos, 8,11%. A relação entre óbitos/casos atingiu a marca de 1,94%.

Já as atualizações de dados da Prefeitura em relação ao Covid-19 foram feitas em 66% dos dias apenas – no topo da lista, com 100% dos dias estão São Caetano do Sul, Bragança Paulista, Araraquara e Bauru.

Na região de São João da Boa Vista, sob responsabilidade da Diretoria Regional de Saúde (DRS-14), o cenário não é diferente. Nas estimativas de quinta (14), havia 1.406 casos ativos (total de 7.683 casos confirmados) e 169 óbitos. O número de Reprodução Efetivo (Rt) estimado para a região é de 1,24 – quando 100 infectados transmitem o vírus para outras 124 pessoas.

A região possui tempo médio para a resolução dos casos de 20 dias – o quarto maior do Estado, atrás apenas da subregião Grande SP Norte, Taubaté e Presidente Prudente, todas com uma média de 20 dias.

FASE CRÍTICA
Wallace Casaca, professor da Unesp e coordenador do SP-Covid-19 Info Tracker, explicou, em entrevista à Folha de São Paulo, que o cenário representa o começo de uma nova fase crítica da pandemia, com maior sobrecarga nos hospitais. “É uma bomba que a gente estava esperando. Se continuar alto assim, comprometeremos fevereiro também com hospitais lotados e alta de casos, mesmo com a vacinação”, revelou.

Francisco Balestrin, presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios Paulistas (SindHosp), explicou que hospitais privados paulistas registraram aumento substancial de internações por Covid nas últimas semanas. “Parece comentário de tia velha e chata, que está sempre dizendo que vai piorar, mas vai piorar. As pessoas não estão levando a sério as regras de ouro, como uso de máscara e evitar aglomerações.”

Hospitalizados: número de leitos de Enfermaria e UTIs ocupados é preocupante e indica nova fase crítica da pandemia (Reprodução/SP-Covid-19 Info Tracker)

GRANDE DEMANDA
Também em São João, a população tem relatado sobre problemas no Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid, por conta da alta demanda de pacientes.
Segundo usuários – que falaram sob condição de anonimato – o atendimento tem demorado quase que um dia todo.

Há também informações de que pelo menos quatro pacientes graves passaram horas aguardando liberação de leitos para transferência à Santa Casa Dona Carolina Malheiros.
Situação é grave, mas tende a se complicar ainda mais, uma vez que, pelos dados municipais de quinta (14), a Santa Casa apresentou taxa de ocupação hospitalar de 75% nos leitos de Enfermaria e 90% nos de UTI Covid. Situação não é diferente no Hospital e Maternidade Unimed, que registrou 100% de uso da Enfermaria e 50% da UTI, ambas para Covid.

Caso os dois hospitais atinjam a capacidade máxima, pacientes sanjoanenses serão transferidos para outros hospitais da região – ou mesmo do Estado, se a situação na região também se agravar. Enquanto essa transferência não ocorrer, eles poderão ficar aguardando no próprio Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid ou mesmo na Santa Casa – em ambos os casos, certamente os profissionais médicos e de enfermagem farão o possível para atender esses sanjoanenses.

HORROR EM MANAUS
Para evitar situações como estas, O MUNICIPIO tem destacado em suas edições o avanço dos números da Covid-19 em São João e o objetivo deste periódico é alertar, dia após dia, e por quanto tempo for necessário, que o enfrentamento à doença é necessário para se evitar o colapso econômico local – que se baseia no setor de comércio e serviços – e também à perda de vidas sanjoanenses. Neste caso, Manaus já alerta e dá a exata medida da tragédia humanitária que pode se abater sobre as cidades e estados que não enfrentarem a situação de frente.

SEM ATUALIZAÇÃO
Na tarde de sexta-feira (15), os dados da pandemia em São João da Boa Vista não foram atualizados. De acordo com a assessoria da Prefeitura, o Departamento de Saúde justificou que estava enfrentando instabilidades no sistema, o que impediu a tabulação correta dos dados. Portanto, o boletim diário será atualizado apenas nesta segunda (18).

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here