
Ao contrário do que normalmente ocorre nos anos anteriores, o feriado de Finados, em 2020, registrou um menor movimento (-66,6%) no interior do Cemitério Municipal São João Batista, em São João da Boa Vista.
Carlos Ignácio, coordenador de serviços funerários, observou que o fluxo de pessoas visitando túmulos e depositando flores foi 1/3 (um terço) do que é habitual nos outros anos.
“O número exato de visitantes não tem como precisar, é difícil calcular. Mas foi em torno de 5.000 pessoas, entre domingo (1º) e segunda-feira (2). E este número fica entre 15 mil pessoas nos anos ‘normais’”, revelou Carlos.
Um fator que deve ser ressaltado é que este ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, não foram celebradas missas no interior do cemitério – o que sempre ocorria nos outros anos, em que, em média, cinco eram realizadas ali, ao longo do dia 2 de novembro.
Em 2020, essas celebrações ficaram restritas às paróquias, sendo o cemitério, aberto ao público nos dias 1° e 2 de novembro apenas para visitação.




