Projeto Joga Tênis alcança 500 crianças de escolas municipais

Joga Tênis: antes da pandemia, os alunos do Santos Cabral já se adaptavam com a raquete (Divulgação/Arquivo Pessoal)

O Projeto Joga Tênis São João tem o objetivo de levar o tênis para cinco escolas municipais de São João: José Peres Castellano, Santos Cabral, Maria Leonor Silva, Pedro Vaz de Lima e Adélia Nagib.

No total, cerca de 500 crianças são beneficiadas pelo projeto, com duas aulas da modalidade por semana, usando materiais, espaços e métodos adaptados. Devido a pandemia de coronavírus, as aulas estão paradas, mas os professores do Projeto estão se aprimorando e fazendo cursos online para melhorar os conhecimentos.

Este projeto foi idealizado pelo sanjoanense Albers Bernardes, ex-tenista profissional, atual coordenador do Clube Esperia em São Paulo e chefe da Seleção Paulista Juvenil.

O PROJETO

O Joga Tênis tem um núcleo em São João da Boa Vista do Projeto Nacional Maria Esther Bueno de Massificação do Tênis, movimento do Instituto Tênis, entidade de âmbito nacional, com sede em Barueri (SP).

“O tênis é um dos esportes que melhor se adapta aos processos educacionais. Pelas características físicas, mentais e até mesmo comportamentais, este esporte tem se tornado um grande parceiro das escolas municipais. Além da vertente social, o projeto visa revelar talentos na nossa cidade, que já foi considerada um celeiro de talentos nos anos 1970 e 80”, disse Albers Bernardes.

TALENTOS

Os talentos revelados nas escolas municipais são recebidos como militantes pela Sociedade Esportiva Sanjoanense, que dá continuidade ao desenvolvimento na categoria de base do clube.

Na sequência, os jovens atletas podem ser absorvidos pelo Clube Esperia e depois pelo Instituto Tênis, no sentido de continuar a evolução nacional e internacional das carreiras.

QUARENTENA

A pandemia que assolou o planeta paralisou as aulas nas escolas, mas não o Projeto Joga Tênis São João. Os colaboradores estão tendo reuniões e cursos de forma online pela Federação Internacional de Tênis e na Confederação Brasileira de Tênis.

As atividades presenciais do projeto nas escolas serão retomadas junto com a volta às aulas das escolas municipais.

“Neste período, é muito importante o apoio de todos os patrocinadores, por isso agradecemos as parcerias com a Prefeitura de São João, UniFAE, Fundação Curimbaba, Esportiva Sanjoanense, Belpharma e JVC Insdústria de Plásticos”, falou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here