Vacinação contra febre aftosa é prorrogada até dia 30

Campanha: região contabilizou 320.684 bovídeos imunizados (Reprodução/Internet)

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) prorrogou, excepcionalmente, para o dia 30 de junho, os prazos para vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa e para imunização das fêmeas bovinas e bubalinas contra a brucelose.

De acordo com a Resolução SAA-25, publicada no Diário Oficial do Estado, os prazos para entrega da declaração da vacinação da etapa de maio contra a febre aftosa e para a comprovação da imunização contra brucelose – realizada durante o primeiro semestre deste ano – também foram prorrogados, podendo ser entregues até o dia 31 de julho.

A medida estabelece ainda que fica igualmente prorrogado para esta data o prazo para a entrega do certificado de vacinação contra a brucelose e aftosa junto aos estabelecimentos de beneficiamento de leite ou produtos lácteos e entrepostos de leite, entre outros congêneres.

GEDAVE

Dados extraídos no dia 29 de maio do sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave) mostram que, até aquela data, 6.669.785 bovinos e bubalinos (64,86%) do total do rebanho de 10.283.235 bovídeos envolvidos na etapa haviam sido vacinados em todo Estado de São Paulo. No sistema estão cadastradas 122.937 propriedades com bovídeos, das quais 66.095 (53,76%) haviam declarado a imunização de seus animais.

De acordo com os dados, a região de São João da Boa Vista contabilizou 320.684 bovídeos vacinados, o que corresponde a 65,69% de seu rebanho. Ao todo, 3.553 propriedades rurais (58,62%) repassaram as informações junto ao sistema.

O Gedave é o sistema informatizado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, gerenciado pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, que é o órgão responsável por zelar pela sanidade dos rebanhos de peculiar interesse, com atuação em 40 escritórios regionais (EDAs).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here