
O sanjoanense Onofre Casarin, 79, nascido na Fazenda Aliança, compôs uma música, inspirado em sua terra natal, São João da Boa Vista.
Em ‘A cidade em que eu nasci’, ele descreve as belezas naturais de São João, como suas serras, os rios, o povo de índole acolhedora, entre outros detalhes.
“’A cidade em que eu nasci’, porque eu nasci, fui criado aqui e sempre gostei de São João, adoro as serras, os rios que têm muita água, até na música eu citei ‘cachaça e muita água’, para dar as trovas e combinar”, contou Onofre.
Indagado sobre o que o inspirou a compô-la, ele revela que foi por admirar demais sua cidade, e menciona o trecho da letra em que consta o conhecido ditado ‘quem vem de fora, bebe da água daqui, quem vem de fora, não sai mais daqui’.
“A música é como uma propaganda da cidade e eu cheguei a mandá-la até para uma rádio muito famosa, cujo nome não me lembro agora, e o locutor leu a letra, durante o programa”, comentou, entusiasmado.
Onofre toca violão e compõe há cerca de 30 anos, tendo começado os estudos com Jorge Assad, na escola de música municipal, seguindo com o professor Dudu e praticando o instrumento na igreja.
“Sempre gostei de comprar revistinhas, acompanhar aquelas letras, tive sempre vontade de fazer igual. Não cheguei a participar de Festivais, só de um concurso para locutor, que teve na Rádio Piratininga”, disse, entre risos.
Além desta canção-homenagem à sua terra, Onofre é autor de outras duas letras – ‘Romeu’ e ‘Distante do meu bem’ – que foram, inclusive musicadas e gravadas em LP por dois compositores paulistanos, além de outras letras guardadas, que aguardam para ganhar melodia.




