
Disponibilizando de aparatos tecnológicos do campus São João do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), profissionais da Instituição já produziram aproximadamente 7.000 máscaras de tecido, 1.000 protetores faciais (face shields) e 1.000 litros de álcool em gel a 70%, insumos que estão sendo destinados a instituições da cidade e região para o combate à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Segundo dois dos integrantes do Projeto Solidário de Combate ao Covid-19, o professor e coordenador Diego Cesar Valente e Silva e a secretária-executiva Thais Reis da Silva, em março, diante da instauração de pandemia provocada pela Covid-19, o campus dedicou seus profissionais e ferramentas tecnológicas para as ações de combate/apoio à comunidade sanjoanense e região assistida pela Instituição.
MÁSCARAS E PROTETORES FACIAIS
De acordo com eles, em apoio ao Projeto Solidário Máscaras do Bem, foram realizados trabalhos de corte a laser de tecido. “Atualmente esse projeto está próximo de atingir 7.000 máscaras de tecido que já foram doadas para instituições da cidade”, disseram.
Simultaneamente, em parceria com empresas e pessoas físicas que possuem impressoras 3D, foram confeccionados diversos protetores faciais (face shields) para doação às instituições públicas, tendo como prioridade garantir pelo menos uma unidade para cada profissional da saúde de São João e, se possível, região.
De acordo com o coordenador, o modelo se deu por definido após a adequação a legislação nacional e internacional. “Realizamos a fabricação e doação de protetores faciais que já ultrapassam 1.000 unidades e ainda temos matéria prima para a confecção de outras 1.000 unidades”, comemorou.
Ele lembra, ainda, que já conseguiram atender – na totalidade – a necessidade do Departamento Municipal de Saúde e Santa Casa Dona Carolina Malheiros, bem como as cidades de Aguaí, de Vargem Grande do Sul e São José do Rio Pardo.
Além dos departamentos de saúde municipais, as doações também ocorreram para lares de idosos, penitenciária, Corpo de Bombeiros e Banco de Sangue.

ÁLCOOL EM GEL
Os profissionais também verificaram a possibilidade de produzir álcool em gel a 70%. “Iniciamos as tratativas ainda em abril e, em maio, recebemos os insumos para a produção dos primeiros 1.000 litros, que já estão encaminhados para doações”, afirmaram Diego e Thais.
No entanto, ambos ressaltam que insumos para mais 1.000 litros estão sendo providenciados. “Nosso produto segue o guia de produção recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é fabricado e atestado por químico reconhecido pelo Conselho Regional de Química (CRQ)”, disseram.
MANUTENÇÃO DE VENTILADORES PULMONARES
Ainda em abril, diante da informação de que as empresas que realizam a manutenção e revisão dos ventiladores pulmonares, devido à grande demanda de funcionamento dos equipamentos, estavam com foco somente nas atividades de revisão e calibragem, também iniciaram ações de manutenção eletro/eletrônica desses equipamentos, “deixando-os aptos a receberem a posterior intervenção dessas empresas especializadas na revisão e calibragem”.
SERVIÇO
Para saber detalhes sobre o projeto, dúvidas, parcerias, doações de insumos e matérias primas, pedidos de doações, segue o e-mail: [email protected]