Eleitor pode regularizar situação pela internet

(Ignácio Garcia/O MUNICIPIO)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, na quarta-feira (29), um serviço de atendimento online para quem precisa regularizar o título de eleitor ou fazer mudanças no documento. O prazo vai até o dia 6 de maio e vale para todo o País.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral sanjoanense, Domênico Costa, tudo tem sido feito online depois que a Justiça Eleitoral suspendeu os atendimentos presenciais em todo o Brasil.

Mas o eleitor ainda pode realizar diversos serviços pela internet acessando www.tre-sp.jus.br/eleitor. Lá ele poderá consultar possíveis débitos eleitorais, imprimir multas que precisam ser pagas para regularizar o título, entre tantas outras opções.

Quem deseja transferir o documento para outra cidade também é possível pelo site acessando www.tre-sp.jus.br/eleitor/formulario-titulo-net. Por lá basta preencher o formulário, colocar o local onde deseja votar, anexar uma foto do RG e de um comprovante de residência e enviar.

Logo em seguida, o Cartório Eleitoral responsável vai receber a documentação e, não tendo nenhuma pendência, em alguns dias vai emitir o título virtual, que pode ser verificado por meio do aplicativo E-Título.

Quem ainda não tem título de eleitor também pode tirar o seu primeiro documento, seguindo os mesmos passos.

Domênico apenas lembra que o prazo para todos estes serviços é 6 de maio, quando o Cartório não vai mais receber os requerimentos e formulários.

O chefe do Cartório Eleitoral ainda reforça que quem está com qualquer outra pendência pode consultar no site do TER, como por exemplo se deve alguma multa ou eleição. “O pessoal que não foi votar nas eleições anteriores precisa pagar essa multa para poder processar o título”, afirmou.

Outros tipos de serviços, como desfiliações de partido, podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. “A pessoa imprime a foto, assina e manda por e-mail, que também pode ser utilizado para outros pedidos, para tirar dúvidas”.
Já os presidentes de partidos estão sendo atendidos por celular diretamente com o Chefe do Cartório.

BIOMETRIA
Domênico Costa revelou que a Justiça Eleitoral suspendeu temporariamente o cancelamento de títulos dos eleitores que não compareceram ao cadastramento biométrico obrigatório, realizado em 479 municípios paulistas em 2019. Assim, os eleitores dessas cidades poderão votar normalmente nas Eleições Municipais de 2020.
No entanto, após as eleições, o eleitor deve regularizar a situação com a Justiça Eleitoral.

Isso porque, após a reabertura do cadastro eleitoral em novembro, essas inscrições voltarão a figurar como canceladas e o eleitor poderá ter restrições nos seus direitos civis.

“Qualquer dúvida o eleitor pode nos contatar pelo e-mail do Cartório Eleitoral que estaremos prontos para ajudar”, garantiu Domênico.