
Para os amantes de peças teatrais, a ‘quarentena’ não é motivo para ficar longe de seus espetáculos favoritos – basta acessar o YouTube e procurar por Chacrinha, Cócegas, Paulo Gustavo – Hiperativo, A Bela e a Fera, O Fantasma da Ópera, A Noviça Rebelde, Beatles num Céu de Diamantes, Diogo Almeida – Vida de Professor, Hair… só para citar alguns.
Renata Cabrera, atriz e professora de teatro, tem seu espetáculo ‘Sheikispir na Burundanga – Companhia de Atores’ disponível nesta plataforma e revela que a magia do teatro é ao vivo, justamente por isso é que toda a emoção é tão intensa.
“Teatro deve ser vivido, mas em tempos de distanciamento, é interessante esta opção pelo virtual. O conteúdo é fiel, porque gravação de teatro tem um padrão, pelo menos uma câmera tem que estar parada, com foco no palco todo e gravando ininterruptamente. Inclusive, para inscrição em Festivais, muitos pedem gravação na íntegra e com câmera parada. Lógico que, para disponibilizar em mídias como YouTube, há certa manipulação, mas respeitando a sequência lógico-temporal”, esclareceu a atriz-professora.
Sobre a iniciativa de disponibilizar peças e musicais na internet vir a ser um estímulo extra, Renata argumenta que muitas pessoas nunca ‘pisaram’ em um teatro, ou tiveram oportunidade de assistir espetáculos profissionais – logo, disponibilizar conteúdo online pode ser a porta de entrada para formação de público.
“Voltar será muito difícil, pois a cultura é, infelizmente, um corte financeiro que está no topo da lista, assim, a criatividade e expertise para driblar e retomar as atividades serão o carro chefe dos artistas de todo o mundo. Mas, para o artista, divulgar seu trabalho é super importante. O balanço é muito positivo”, reconheceu ela, sobre as vantagens da internet.
Alexis dos Santos Batista, web designer e apresentador de espetáculos de humor Stand Up, reconhece que, neste gênero, a forma presencial é algo totalmente único, por fatores que vão desde ‘sentir’ a receptividade da plateia durante o show, até, para o público, aquela espera ansiosa na fila, para conferir o evento.
“Assistir um Stand Up online tem suas vantagens, pois pode-se assistir em diversos momentos do dia, com a comodidade de pausar para ir receber o entregador da pizza, existe também o diferencial de estar ali, na internet, e você ver e rever quantas vezes quiser. Sobre a realidade pós ‘quarentena’, com toda certeza não será mais essa que estávamos acostumados até então. Não somente em termos comportamentais ou higiênicos, pois todos terão um olhar e uma atitude diferenciada do que existiu até então. Quando se pergunta sobre normalizar, temos que entender que tudo precisará mudar e teremos que trabalhar o novo. Acredito que haverá o tempo antes e o pós pandemia, que vai nos mostrar novas maneiras de fazer o que fazíamos antes, de forma diferente”, finalizou Batista.




