Morre Ciro Fontão de Souza, aos 96 anos, vítima de infarto

Presidente: Ciro Fontão de Souza ocupou o cargo máximo da Federação Paulista de Futsal (Divulgação/Arquivo Pessoal)

Faleceu na segunda-feira (13), aos 96 anos, o sanjoanense Ciro Fontão de Souza, um dos principais e mais ativos presidentes da história da Federação Paulista de Futsal. Doutor Ciro foi vítima de infarto, na própria residência, em São Paulo (SP).

Nascido em São João da Boa Vista, no dia 23 de janeiro de 1924, filho de Joaquim Alves de Souza Sobrinho e Eulália Fontão de Souza, o doutor Ciro Fontão de Souza ocupava o cargo de presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão (hoje de futsal) há 43 anos, desde a nomeação por unanimidade, em 1977. Quem apostou nele para assumir a função percebeu no decorrer dos anos o impacto de sua positiva gestão inicial, que rendeu sucessivas reeleições.

Entre os benefícios conquistados pela modalidade nos primeiros anos na presidência da entidade, em 1979, quando o governador Olavo Setúbal pleiteou e conseguiu um terreno junto à prefeitura, de 21 mil metros quadrados na Marginal Tietê – em concessão de 40 anos – para o erguimento de um Complexo Esportivo com dois ginásios. Prontos para a utilização, receberam, carinhosamente, a cognominação de Presidente Ciro I e II.

UMA VIDA DE SUCESSO

Aos 19 anos, Ciro Fontão ingressou no Banco do Brasil, exercendo as atividades em Catanduva (SP), onde por algum tempo foi jogador da Catanduvense. Em 1945 retornou à terra natal ainda bancário, onde também passou a exercer o cargo de secretário-geral da Sociedade Esportiva Sanjoanense ao lado do irmão e ex-goleiro do clube, Níldes Fontão de Souza, que era tesoureiro.

Certo tempo depois, já na capital paulista, entre outras atividades, se torna representante da rubro-negra junto à Federação Paulista de Futebol. Com o passar dos anos e a aposentadoria bancária, foi se envolvendo de vez com o futebol de salão, em paralelo à presidência da AABB (SP).

CONDECORAÇÕES E FEITOS

Formado em economia pelo Colégio São Luis (SP) e advogado na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), Ciro Fontão de Souza recebeu, em 1998, o título de ‘Cidadão Paulistano’ – laureado com a Medalha Anchieta – honraria concedida pela Câmara Municipal de São Paulo.

Outras concessões recebidas foram as de ‘Cidadão do Futebol de Salão’, cortesia dos filiados junto à entidade pelas suas irrepreensíveis administrações, além ‘Conselheiro Vitalício’ de seu clube de coração, o São Paulo Futebol Clube.

A título de curiosidade, seu irmão Níldes Fontão de Souza, pelos relevantes serviços prestados ao esporte de São João da Boa Vista, tem o nome imortalizado no Ginásio de Esportes do Centro de Integração Comunitário, o CIC.

Na década de 1980, foi um dos responsáveis por promover o primeiro Campeonato Mundial de Futebol de Salão, que aconteceu em São Paulo.

Em 2003, durante sua gestão, a Federação Paulista de Futsal lançou uma campanha mundial para a inclusão do futsal nos Jogos Olímpicos, conhecido como ‘Olympic Futsal Now’.

PALAVRA DO DIRETOR

O diretor de esportes de São João, Rodolfo Herrera Felipe, foi preparador físico e depois gestor do Reio (time de futsal de São João) e tinha contato do com o doutor Ciro.

“Ele era uma pessoa maravilhosa, eu tinha muito contato com ele. Foi na administração dele que alterou o nome de futebol de salão para futsal e fez a modalidade ser conhecida, atualmente é o esporte mais praticado do Brasil. A gente tem de agradecer muito ele por tudo que fez pelo esporte e principalmente pelo futsal. O doutor Ciro difundiu, divulgou e profissionalizou o futsal no país, tinha uma visão muito além para a época ”, completou.