Olimpíada tem data confirmada

Tóquio 2020: previsão era de que 11 mil atletas disputassem os Jogos Olímpicos no Japão (Reprodução)

Na segunda-feira (30) foi confirmada a nova data para a Olimpíada e a Paralimpíada de Tóquio. Os Jogos Olímpicos serão realizados entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021, na capital japonesa. Os Jogos Paralímpicos serão entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro.

A decisão foi tomada após estudos e negociações entre o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e dirigentes das federações esportivas e de comitês nacionais. A nova data cumpre a promessa do COI de que os Jogos seriam realizados até o verão de 2021.

“Quero agradecer às Federações Internacionais pelo apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e pelo apoio no processo de consulta nos últimos dias. Também gostaria de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel”, disse Thomas Bach, em comunicado oficial divulgado pelo COI.

JOGOS ADIADOS
Os Jogos foram oficialmente adiados pelo COI no dia 24 de março por causa da pandemia de coronavírus. A decisão foi tomada após uma teleconferência entre Thomas Bach, presidente do COI, e Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, para resguardar a segurança de atletas, técnicos e de todos que participariam diretamente ou indiretamente das competições.

O orçamento de todos os Jogos terá de ser revisto. O contrato com algumas das sedes esportivas também passará por uma renegociação. Há ainda a preocupação sobre como ficará a questão dos ingressos e devolução de dinheiro para quem não quiser mais ir aos Jogos.

Na 32ª edição, a previsão era de que 11 mil atletas, de pelo menos 204 países, disputassem os Jogos, distribuídos por 33 esportes. Se não bastasse esse contingente de pessoas, o COI e o Comitê Organizador do Japão tinha por estimativa que as provas recebessem até 5 milhões de espectadores de todo o mundo, nos 43 locais de disputas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here