Diante da pandemia, a Câmara Municipal transmitiu por meio de seu site oficiala sessão ordinária de segunda-feira (23). A reunião teve acesso restrito e contou unicamente com a presença dos funcionários do Poder Legislativo e dos vereadores – alguns até mesmo estavam usando máscaras de proteção, como foi o caso de José Eduardo dos Reis (PSB) e Gérson Araújo (MDB). Na ocasião, o avanço do novo coronavírus (Covid-19) esteve entre os principais assuntos debatidos pelos edis.
Durante a sessão, José Eduardo – que também é médico – comentou a respeito do novo coronavírus, explicando sobre suas características, maneiras de contágio, além das formas de prevenção, frisando a importância do isolamento social durante esta pandemia. O edil também relatou as ações que estão sendo tomadas em todo país e no Estado de São Paulo, além de elogiar as medidas adotadas pela Prefeitura de São João da Boa Vista.
Contudo, mesmo com a rapidez das decisões tomadas e a criação do Hospital de Campanha, ele se mostrou preocupado se o número de infectados pelo vírus for alto. “Os contêineres foram uma ideia boa, mas acredito que não irão resolver. Se der um‘boom’, o hospital também não vai dar conta”, disse.
Segundo José Eduardo, o ideal era criar um Hospital de Campanha semelhante ao de Embu das Artes – o Centro Médico Embuense de Combate ao Coronavírus, inaugurado segunda-feira (23), abriga 10 consultórios, 40 leitos, sala de triagem, farmácia, sala de medicação e sala de observação. O vereador relatou que para construir uma estrutura semelhante seria fundamental uma parceria com as cidades vizinhas. “Seria vindouro conversar com os prefeitos de Águas da Prata e Aguaí para arrumar um local para isso”, exemplificou.
Finalizando, o médico fez questão de parabenizar a administração municipal pelas ações que tem tomado contra a doença. “O Vanderlei foi o único prefeito da região a fazer isso. Está de parabéns!”, destacou.
HERÓIS
Comentando sobre as ações adotadas pela prefeitura, o vereador José Cláudio Ferreira (MDB) elogiou o trabalho dos médicos, funcionários e demais servidores que estão atuando no combate a pandemia. “Vocês são verdadeiros heróis da cidade”, afirmou.
Gérson Araújo também comentou que este é um momento crucial para a população e que o trabalho da administração municipal tem sido de grande importância. “Parabéns aos profissionais e a todos que estão direta e indiretamente envolvidos, ao prefeito e aos funcionários públicos”.
UNIÃO
Em meio ao debate, a vereadora Patrícia Magalhães (PSDB) relatou que tem acompanhado os trabalhos desenvolvidos e frisou a participação da população, a qual tem se conscientizado e denunciado estabelecimentos que estão descumprindo as normas estabelecidas no combate ao Covid-19. “A população está junto. Está denunciando”, comentou. “Estamos unidos. Este é um momento em que todos devem estar do mesmo lado”, completou.
MENSAGEM POSITIVA
Preocupado com a pandemia, o vereador Vick Nholla (PSD) relatou que esteve recentemente em São Paulo e pôde ver a situação que a cidade se encontra. “Nesses momentos que a gente se depara em poder analisar como somos pequenos. Não tem rico, não tem pobre, não tem milionário, nem favelado. Só há pessoas. Somos todos iguais”, citou.
O edil ainda comentou sobre os reflexos dessa pandemia junto aos empresários e trabalhadores. “É neste momento que devemos ter fé e esperança para dias melhores que possam vir”.
Finalizando, ele relatou que a prefeitura poderia ter utilizado alguns imóveis para instalar o Hospital de Campanha – como a Escola de Comércio, por exemplo – e investido na compra de aparelhos respiratórios para atender uma demanda maior de pacientes. Apesar disso, Vick elogiou a atuação do prefeito, vice-prefeito e demais vereadores. “Só não erra, quem não faz nada”, disse, finalizando com uma mensagem de otimismo. “Meus amigos, sejamos luz!”.