Instituição oferece atividades gratuitas para 100 crianças

Artes marciais: as aulas de judô, jiu-jitsu e karatê fazem parte do catálogo do Projeto (Divulgação/Maíra Aragão)

Desde o início de fevereiro, a SAJ (Sociedade Amigos da Juventude de Águas da Prata-SP), entidade sem fins lucrativos, vem oferecendo para crianças e jovens da cidade, entre 6 e 17 anos, diversas atividades esportivas totalmente gratuitas.

As aulas incluem balé, natação e artes marciais, como o judô, jiu-jitsu e karatê, além do reforço escolar e atividades pedagógicas.

A entidade, criada por cidadãos pratenses, surgiu para atender às necessidades das crianças da cidade no contraturno escolar, momento em que muitas delas ficavam ociosas em casa ou nas ruas.

“O trabalho da SAJ é uma realização de um sonho, pretendemos contribuir para uma mocidade mais consciente e participativa, com oportunidades e valorização dos nossos jovens, queremos que eles tenham orgulho da SAJ e principalmente de si próprios”, explicou o presidente da instituição, Avildo Fioravanti.

PROJETO

Atualmente são atendidas cerca de 100 crianças, separadas em turmas da manhã e da tarde. No período matutino, além do acolhimento, lanche e acompanhamento pedagógico, as crianças têm aulas de judô, natação, balé e karatê. Já para os alunos do período vespertino, além do acolhimento, lanche e aulas de inteligência emocional, são oferecidas aulas de natação, jiu-jitsu e judô.

“Desde os primeiros trabalhos da SAJ, fomos procurados para implantar o jiu-jitsu, retomando o projeto que já realizamos na cidade e que tem continuidade no bairro do Santo Antônio em São João, pelo meu mestre Gargamel Carvalho. Estamos muito felizes com a parceria entre SAJ e o projeto social ‘No Caminho Suave’. A iniciativa chegou em ótima hora, vendo que nossas crianças e jovens não tinham muita opção de lazer, cultura e esporte. É uma honra poder participar e ajudar na formação dos futuros cidadãos da nossa cidade”, afirmou Sandro Lopes, professor voluntário de jiu-jitsu.

ESTRUTURA

A instituição conta com instalação própria, inaugurada em novembro de 2019 e construída especialmente para atender às necessidades da entidade, contendo oito salas, sendo uma de balé, que dispõe de espelho, piso adequado e barra; outra sala de artes marciais, com piso e parede de tatame; e as demais para atividades pedagógicas e biblioteca.

O espaço também disponibiliza teatro, refeitório, cozinha e uma piscina semiolímpica, onde são realizada aulas de natação.

Ainda este ano, a entidade pretende terminar a construção de duas quadras de vôlei, sendo uma de areia, para a realização da modalidade.

SÓCIO

Desde o surgimento, a entidade busca parceiros para o funcionamento, já que todos os recursos vêm por meio de doação. A principal fonte de renda provém do programa ‘Sócio SAJ’, no qual pessoas físicas contribuem mensalmente com o valor de R$ 30, garantindo a manutenção e pagamentos de profissionais envolvidos.

“Temos estrutura para atender cerca de 400 alunos, porém precisamos de mais profissionais e alimentação, por isso é muito importante a participação do sócio. Quem tiver interesse em participar desse sonho, basta procurar nossa entidade”, concluiu Avildo.

LOCAL

A SAJ fica localizada à rua Yolanda G. Prézia, 71, no bairro Jardim Moneda, em Águas da Prata. Interessados em matricular os filhos devem procurar a instituição para a realização da pré-matrícula para a fila de espera, levando cópia da certidão de nascimento ou RG da criança, CPF do responsável, comprovante de renda, residência e a carteira de vacinação. Para interessados em se tornar um ‘Sócio SAJ’, basta contatar a entidade pelo telefone: (19) 3642-1218.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here