
Ciclistas de São João da Boa Vista estão se organizando para, em março, saírem em passeata até a cidade de Águas da Prata e voltar. O movimento servirá para chamar a atenção das autoridades para a necessidade urgente da instalação de uma ciclovia ligando os dois municípios. A ação é liderada pelas duas maiores associações de ciclistas da cidade: Bikers Mogiana e Travessia Bikers.
Há anos, os ciclistas lutam para a implantação de uma ciclovia na área de domínio da ferrovia, o que resolveria o problema. As prefeituras de São João e Águas da Prata já teriam se comprometido a fazer a obra, o que ainda depende de autorização federal.
O caso está, atualmente, dependendo de uma resposta da Agência Nacional de Transportes de Terrestres (ANTT). No entanto, os ciclistas reclamam da inércia do órgão e da dificuldade de qualquer diálogo em Brasília.
As reivindicações pela implantação da ciclovia ganharam ainda mais força após acidente ocorrido no trecho do Bairro Alegre que dá acesso à rodovia SP-342. No início deste ano, um rapaz foi atropelado enquanto pedalava com seus amigos rumo a Águas da Prata. A vítima foi atingida por um carro e ficou ferida, necessitando ser hospitalizada.
O caso gerou uma grande repercussão, uma vez que o trânsito de veículos é intenso neste local e os ciclistas, por falta de alternativas, se arriscam diariamente na pista. “Centenas e centenas de ciclistas estão utilizando a contramão do acostamento do Bairro Alegre até a entrada de terra para a Prata. O ciclista não tem opção. Temos que ter a ciclovia para segurança dos ciclistas. Não dá para aguentar mais”, afirma Rui Souza.
RENOVIAS
Uma das iniciativas das associações dos ciclistas será pedir que a Renovias, concessionária da rodovia naquele trecho, coloque radares, faixas ou placas visando que os veículos diminuam a velocidade no local.
Rui Souza acredita que estas ações irão diminuir o risco de novos acidentes. “Isso é apenas algo paliativo até a ciclovia sair”, explica.
Nesta quarta-feira (5), os ciclistas terão audiência com o Ministério Público local para pedir apoio à causa e também solicitar ajuda do promotor junto à Renovias. “Precisamos unir forças antes que uma tragédia vai acontecer naquele local. Temos visto acidentes até fatais pela região toda, envolvendo ciclistas, e por isso temos que evitar que aqui aconteça algo”, aponta.
A CICLOVIA
Rui Souza explica que algumas etapas para a implantação da ciclovia já foram vencidas. O equipamento, por exemplo, foi incluído no Plano Diretor recém aprovado de São João da Boa Vista. “Agradeço aos políticos locais por terem colocado a ciclovia no Plano Diretor. Agora, precisamos unir mais forças para tornar isso realidade”.
O Ministério Público Federal também entrou no caso e tem pressionado a ANTT a se pronunciar. “Já pedi para que o coordenador geral da ANTT viesse a São João. Não queremos passar por cima da lei. É possível a instalação da ciclovia na área de domínio. Muitas cidades estão fazendo isso. Temos que tirar do papel. Não dá para esperar que uma tragédia aconteça. Conclamo que os políticos nos ajudem nisso. Estamos todos atuando voluntariamente, em prol da cidade”, clama Rui Souza.
PASSEATA
Um grande movimento em prol da instalação da ciclovia na área de domínio da linha férrea está programado para o dia 29 de março.
Os ciclistas sairão do Recinto de Exposições José Ruy de Lima Azevedo em direção a Águas da Prata e depois retornarão. “Vai ser algo grande, precisamos sensibilizar as autoridades que estamos lidando com vidas”, ressalta.