Equipe do Instituto Federal lança obra com escritos de ‘gaveta’

Projeto: equipe com alunos, ex-alunos, professores e convidados durante o lançamento do livro em novembro (Divulgação/Instituto Federal)

Equipe do Projeto de Extensão “Oficina de Criação Literária e Autopublicação” do campus São João do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) lançou o livro “Entre Verso & Prosa: Coletânea Literária 2019”. A obra foi lançada em novembro.

Com 96 páginas, a obra foi resultado de uma proposta de incentivo à leitura e à criação literária, em seus mais diversos gêneros, e ‘abriga’ escritos de pelo menos duas alunas da Escola Estadual Professora Anésia Martins Mattos, além de um ex-aluno do Instituto Federal e de um professor, ambos convidados.

Segundo a Coordenadoria de Apoio à Direção (CAD) do campus São João, toda a equipe envolvida no Projeto de Extensão conseguiu uma marca expressiva de 239 livros impressos, que foram distribuídos aos compradores no dia do lançamento. Além disso, foram adquiridos livros extras, que serão doados às escolas e bibliotecas públicas da região.

E não foi apenas na confecção e distribuição do livro, em que foram inseridos os textos dos participantes e dos convidados, que a equipe se mobilizou. Ela esteve envolvida na etapa de capitação de recursos, pois os livros foram oferecidos à comunidade do campus e da Escola Estadual Professora Anésia Martins Mattos, bem como dos familiares e amigos dos participantes.

Além disso, na data do lançamento, o público participante foi agraciado pela Banda Overclock, formada por professores e ex-alunos do campus, e também com um jogral, encenado por atores da cidade de São João da Boa Vista.

O “Projeto de Extensão Oficina de Criação Literária e Autopublicação” teve a sua primeira edição neste ano de 2019, tendo sido coordenado pelo professor EBTT do Instituto Federal, André Plez, e pelo monitor Dennison Belisário, aluno do campus.

Livro “Entre Verso & Prosa: Coletânea Literária 2019” (Divulgação/Instituto Federal)

PROPOSTA
O projeto seria criar um espaço de troca de experiências literárias, práticas de leitura e discussão em grupo, aberto a alunos do campus e da Escola Estadual Anésia Martins Mattos, a fim de estimular a produção literária.

Desta forma, procurou-se acolher participantes que tinham a paixão pela escrita e que, muitas vezes, as deixavam escritos “entulhados em gavetas”, perdendo a aptidão não apenas da produção literária, mas da leitura. Fomentar a escrita e a possibilidade de publicação fez com que os participantes – em sua grande maioria jovens – pudessem criar intimidade com a matéria da arte literária, por meio do aperfeiçoamento da escrita ficcional e do reconhecimento da qualidade daquilo que criavam.

Durante as Oficinas, os participantes se mostraram atentos diante da leitura do texto do outro, procurando significar e oferecer elogios e apontamentos, para estimular o processo criativo.

Com isso, o projeto visou delegar aos integrantes, mecanismos que auxiliassem na produção e na difusão de suas obras, estimulando o prazer estético e ético de tais criações literárias, fomentando a formação intelectual e editorial, com autonomia e imaginação, enriquecendo culturalmente a região de São João da Boa Vista.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here