Sky Costanera: visão de Santiago a 300 metros de altura

Nas alturas: o Sky Costanera tem a vista mais impressionante de Santiago; lá de cima é possível sentir ‘o mundo a seus pés’ (Reprodução/Like Chile)

Franco Junior
e Pedro Souza
Do Chile

Durante uma viagem por Santiago, no Chile, é inevitável que diversos passeios aos mais distintos pontos turísticos da cidade não sejam realizados. O MUNICIPIO esteve na capital chilena em meio às manifestações que já duram dois meses e trouxe, nas edições anteriores, locais que não podem deixar de ser visitados, mesmo com a pior crise social do país das últimas três décadas. Nestas páginas, você leu sobre Cajón del Maipo, Concha y Toro, Valparaíso, Viña del Mar e o centro histórico da capital, região de La Moneda.

E na última matéria especial, a reportagem fala sobre o Sky Costanera, edifício mais alto da América Latina, que custou cerca de 1 bilhão de dólares, com início das obras em 2006 e encerramento em 2013. O passeio proporciona ao visitante ver Santiago, em 360º, a 300 metros de altura, verificando, lá de cima, (quase) tudo que pode ser visto com os pés no chão.

O Sky fica no Mall Costanera Center, maior shopping da cidade, localizado nas proximidades da avenida Providencia. A dica para quem vai visitar o local e subir até o ponto mais alto é que faça isso após já ter conhecido outras partes da cidade. Desta forma, pelo alto, será possível identificá-los, mesmo que, lá de cima, a capital só não se pareça mais com uma maquete por conta dos carros, minúsculos, em movimento.

Fascinante: Santiago é ainda mais bonita vendo do edifício mais alto da América Latina (Juninho Pagani/Especial para O MUNICIPIO)

Para entrar no Mall Costanera Center e passear pela diversidade de lojas, entre elas o Hard Rock Santiago, nada é cobrado, assim como em qualquer outro shopping. Para se aventurar a ver a cidade a 300 metros de altura no Sky Costanera, no entanto, o valor é de 15 mil pesos chilenos (em torno de R$ 80). Preço salgado, mas que vale pela beleza que é encontrada no último andar do prédio, onde é possível fazer várias fotos produzidas e elaboradas.

Após comprar o ticket, você e sua bolsa (caso esteja com uma) são revistados por meio de detector de metais e raio-x (no caso de mochilas). Depois disso, é só entrar no elevador e, em menos de um minuto, você já está no ponto mais alto da América Latina, no 61º andar – penúltimo do prédio – sem nem perceber. Ainda será possível subir mais um, o último do local, por uma escada rolante.

A vista é chocante e, acima de cada ponto, existe a descrição dos locais que podem ser vistos. Todos eles, é claro, ficam bem pequenos devido à altura. La Moneda, Estádio Nacional, Cerro Santa Lucía, dentre outros, são identificados lá de cima. Existem, ainda, miradores, no estilo binóculos, que te proporcionam uma visão mais próxima dos locais.
É uma experiência fantástica e que precisa ser vivida em uma passagem por Santiago.
O Sky Costanera encontra-se aberto todos os dias do ano.

Bares: uma das opções noturnas de Santiago é o beco Paseo Orrego Luco, na região da Providencia ( Juninho Pagani/Especial para O MUNICIPIO)

VIDA NOTURNA
Antes de colocar fim à reportagem e à série especial sobre o Chile, é importante também mostrar a você, leitor, um pouco de como é a vida noturna da capital chilena. Afinal de contas, depois de um dia de passeios por Santiago, nada melhor do que estar em um barzinho para relaxar. Caso seja de seu agrado, pode ainda ir para uma discoteca. Tudo isso no mesmo lugar.

Falamos aqui do Paseo Orrego Luco, ponto em que, em uma espécie de beco nas proximidades da avenida Providencia, seis bares estão distribuídos pelo espaço, com direito a, até mesmo, ir para uma balada depois de desfrutar uma cerveja e/ou um petisco local.
Lomo & Luco, Viciois, Ambar, Surreal, Vittamina e o mais famoso, El Subterraneo, são os bares distribuídos pelo beco. Ao entrar no local, logo os garçons já vêm ao seu encontro para te ‘seduzir’ a entrar em alguns deles. Para te convencer, oferecem algumas doses de cerveja grátis e, até mesmo, porções de batatas fritas ou empanadas (uma espécie de pastel típico de lá).

A variedade de ofertas é grande, o que torna mais difícil a decisão por qual barzinho escolher. Mas, acredite, qualquer opção feita vai te proporcionar uma noite agradável em família, casal ou entre amigos.

Caso queira, depois de um tempo no bar, ir a uma danceteria e curtir uma festa com muito reggaeton – música latina -, basta dar alguns passos e ir ao El Subterraneo. Se a sua escolha da noite, antes da festa, tiver sido consumir no local, a entrada é por conta da casa.