A unidade do Sesi (Serviço Social da Indústria) de São João da Boa Vista finalizou seu projeto educacional dos Eixos integradores. Trata-se de uma estratégia de interdisciplinaridade entre áreas de conhecimento, tais como Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Física e Química); Exatas (Matemática); Linguagens (Arte, Espanhol, Inglês, Educação Física e Língua Portuguesa) e Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia).
Por meio dessa estratégia de ensino, os alunos do Sesi têm a oportunidade de conhecer, integrar e aplicar conteúdos aprendidos e experiências vividas em uma perspectiva de diálogo e interação para a solução de desafios propostos, por meio dos Eixos Integradores introduzidos em cada área de conhecimento.
A unidade sanjoanense destaca que, no Eixo Integrador, o professor exerce o papel de mediador de aprendizagens ativas, promovendo ações fundamentais, desde o início, para que a aprendizagem seja eficaz.
“A experiência vivenciada com os Eixos Integradores contribuiu para dar mais ênfase ao que se entende por ensino, aprendizagem e pesquisa, numa abordagem sociointeracionista, promovendo avanços nas compreensões de todos os envolvidos e permitindo o desenvolvimento de diferentes competências, como responsabilidade, ética, autonomia, altruísmo e criatividade. Os trabalhos desenvolvidos ilustraram com muita propriedade essa tríade, revelando que é possível inovar no contexto escolar, quando se aposta no protagonismo e no estudo da realidade que nos cerca”, destacou a unidade.